Home / Notícias / 16ª SESSÃO ORDINÁRIA – HOMENAGEM AO PROFESSOR WILTON OSÓRIO

16ª SESSÃO ORDINÁRIA – HOMENAGEM AO PROFESSOR WILTON OSÓRIO

As Indicações dos Vereadores foram: Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB), para retirada de lombadas em baixo da Ponte Domício Scaramella; Alex de Anastácio (PSD) para aumento de vagas para motos na Praça Coronel Amazonas e instalação de lixeiras ecológicas com tampas aos arredores da Feira que está instalada no Corpo de Bombeiros; e Anderson Cria Luis Cardoso (PROS) para receber informações completas dos servidores comissionados alocados na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo Senhor Jeferson Luiz Ignácio de Castro que falou sobre a Escola de Educação em Direitos Humanos. Jeferson comentou que a Secretaria de Justiça do Estado não mede esforços para que a informação chegue ao cidadão de forma ampla, trabalhando com qualidade o aspecto da educação, tendo em vista que o princípio é atender melhor a população de forma capacitada, através da qualificação profissional. Jeferson referiu-se a casa legislativa municipal com a mesma visão, cumprindo seu papel, elaborando e aprovando Leis que são organismos vivos que transformam a amplitude da perspectivas futuras.

Em 2ª discussão foi aprovado por unanimidade o PL 15/2023 que dispõe sobre a forma de amortização do déficit técnico atuarial (custo suplementar para obtenção do equilíbrio financeiro e atuarial) que o Município tem junto ao RPPS de União da Vitória para o exercício de 2023.

Os Requerimentos aprovados por unanimidade foram dos Vereadores: Júlio Adilson Pires Filho (PP) que solicitou melhorias nos processos de protocolo e análises de documentos junto a Prefeitura de União da Vitória. A atual forma de submissão de documentos para aprovação de projetos de construção, empreendimentos e outros assuntos relacionados à engenharia e licenciamentos, demanda um tempo significativo dos profissionais envolvidos. O processo presencial, que envolve filas e demoras para apuração da documentação, bem como o retorno também exigindo presença física, acaba por impactar negativamente a eficiência e celeridade desses trâmites. A proposta do Vereador Pires Filho sugere a implementação de um sistema de protocolo online, que permita aos engenheiros e demais profissionais a submissão eletrônica de documentos e a interação com os órgãos competentes da Prefeitura Municipal de União da Vitória de forma ágil, com eficiência na análise, economia de recursos, facilidade de acesso resultando no progresso do cidadão e doo Município. Thays Bieberbach (PT) requer o retorno imediato ao transporte dos pacientes do CAPS; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) solicita informações sobre implantação de novas empresas em União da Vitória.

As Moções acolhidas pelos Vereadores foram: de aplausos ao 27.o Batalhão da Polícia Militar em razão da investigação do 3.o CIA DO BPFRON, pesar pelo falecimento do Sr. Claiton Leski; e aplausos ao Pastor Valci Manoel Benta que completará 68 anos de idade e ao Professor Wilton Osório, proposição de autoria do Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS). O Professor Osório foi o responsável pela introdução do karatê em União da Vitória em 1977. Osório é único na referência e conquista de vitórias durante o período no Município. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná em 1978, pós graduou-se e fez especialização em treinamento desportivo. Faixa preta de karatê (estilo shotokan) 5º Dan, com 49 anos de prática foi professor na capital paranaense e diversas cidades do estado do Paraná e também Santa Catarina. Diversos títulos foram conquistados, diversas vezes foi campeão pelo esportista nos Estados do Paraná, Santa Catarina e até Minas Gerais. Chegou a ser 6º lugar no Campeonato Mundial de Karatê, realizado na Cidade de Buenos Aires na Argentina, onde recebeu mais medalha. Foi professor de diversos colégios na região, além de ter sido coordenador de esportes da AABB. Formou diversos faixas pretas, entre eles, a primeira do Estado do Paraná, que foi sua aluna. A Câmara de Vereadores de União da Vitória reconhece a dedicação e exemplo de esportista e profissional, assim como as vitórias alcançadas, reforçando sua importância como exemplo de conduta a ser seguida.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores Clodoaldo Goetz (PV), Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cardoso (PROS) e Valdecir José Ratko (AGIR).

O Presidente Ratko finalizou a Sessão comentando em sua palavra livre a respeito da visita do Deputado Nelson Padovani na Casa Legislativa na semana anterior. Na oportunidade, os Vereadores apresentaram algumas demandas do Município e oficializaram a solicitação de 50 cadeiras de rodas motorizadas a serem fornecidas aos necessitados. O Presidente Valdecir Ratko também enfatizou a importância da urgente necessidade de uma UBS, Unidade Básica de Saúde Geriátrica. A UBS deverá disponibilizar toda infraestrutura necessária com a finalidade de atender as pessoas idosas através de atendimento completo, quando necessário domiciliar. Consultas médicas, atendimento psicológico, fisioterapia, tratamentos como inalações, avaliações geriátricas, acompanhamento de doenças crônicas, prescrição e controle de medicamentos, além de atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças. O Presidente do Legislativo Municipal também citou o inconveniente ocorrido no jogo do Iguaçu com o Paraná Clube de Curitiba, onde um torcedor do Iguaçu foi atingido. A Câmara Municipal repudia todo tipo de violência, principalmente nos Estádios e locais onde deve-se prevalecer a boa conduta, valorização e incentivo à saúde, o esporte e a socialização com a presença de famílias.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara Municipal de União da Vitória