Home / Notícias / Resumo da 35ª sessão ordinária da Câmara

Resumo da 35ª sessão ordinária da Câmara

Na noite desta segunda-feira (22), às 19h, foi realizada a 35ª sessão ordinária da Câmara neste ano de 2018. Na pauta, vereadores aprovaram em primeiro turno, apenas o Projeto de Lei Ordinária nº 46/2018, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2019. Estimativa de arrecadação por parte da Prefeitura é de R$ 210 milhões.

Nas indicações, quatro foram aprovadas e encaminhadas ao Executivo. O vereador Emerson de Souza, pediu à Secretaria de Educação, transporte exclusivo para cerca de 10 alunos do bairro Panorama que estudam na Escola Vitória Fernandes, sendo dois deles com deficiência.

O vereador Albino Schuersovski, pediu ao Executivo, a colocação de tubos na rua projetada em frente a Acardi, em São Cristóvão e também em frente ao cemitério da localidade. Fernando Vier, indicou o fechamento dos fundos da Escola Oficina com colocação de telas, rua Anibal Manfronfi, no bairro Rio D’areia.

Em conjunto, os vereadores Almires Bughay Filho, Diego dos Santos, Emerson de Souza e Joarez Tica, citaram a apresentação da segunda etapa do projeto de urbanização do Município feito pela equipe Jaime Lerner, e pediram atenção à realização das obras no trevo situado no bairro Rio D’areia, entre a avenida Marechal Deodoro da Fonseca e a rua Industrial Miguel Forte. Parlamentares justificam que estão sendo procurados pelos munícipes daquela região com frequência, pois o referido trânsito no local é conturbado e precisa de uma atenção especial com certa urgência.

Na Palavra Livre (PL), vereadores como Valdecir Ratko, Jair Brugnago, Almires Bughay Filho, citaram o repasse da Casa feito ao Executivo, verba oriunda de economias do Legislativo no ano passado. Câmara repassou mais de R$ 2 milhões à Prefeitura em 2017. R$ 800 mil no primeiro semestre e R$ 1.270.242, 99 no segundo. Edis pedem reuniões constantes com a Prefeitura para que direcionamento dos próximos repasses sejam feitos em conjunto e com uma ampla discussão entre os Poderes.

Diego dos Santos, usou a PL para citar o processo de licitação para a reforma dos postos de Saúde do Município e apontar as ruas que receberão asfaltamento nos próximos meses.

Valdecir Ratko, falou sobre a falta de abrigos de passageiros em União da Vitória e a continuidade do programa Nosso Asfalto, criado na Administração Municipal passada.

Sessão Solene

Em cumprimento a Lei nº 3106/2003, o Poder Legislativo concedeu homenagem pela passagem do Dia do Professor aos docentes Célio Reginaldo Calikoski, com mais tempo de serviço junto ao quadro próprio do magistério municipal e Elizane Eni Lemes, com nomeação mais recente.

No uso da Tribuna, Célio agradeceu aos vereadores pela homenagem e aproveitou para pedir uma atenção especial do Poder Público na educação municipal. Segundo o docente, uma das dificuldades, é a falta de espaço apropriado para implantação de bibliotecas nas escolas de União da Vitória.

A professora Elizane, não pôde comparecer devido ao estado de saúde de sua mãe.

Todas essas informações você confere na íntegra em vídeo em nosso canal no Youtube.

Deiwerson Damasceno dos Santos – Jornalista MTB 0011671/PR – Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial

• Deixe o seu comentário/Sugira uma correção ao email: imprensa@cmuva.com.br