As Indicações da Sessão ficaram por conta dos Vereadores Cordovan Frederico de melo Neto (PP) para pavimentação asfáltica em via do Bairro Ponte Nova, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) fez a mesma solicitação em via do Bairro Limeira, Waldir Luiz Cortellini (PSB) para manutenção de estrada rural na Colônia São Gabriel e para manutenção completa incluindo alargamento de estrada próximo a Fazenda UGV; Ednilson de Godoy (PV) solicitou manutenção em via no Bairro São Gabriel e pavimentação asfáltica em via do Bairro São Gabriel. André Cristiano Henik (SDD) para construção de Unidade Básica de saúde no Bairro São Joaquim. Alex de Anastácio (PSD) pediu a revitalização de Praça no Bairro Nossa Senhora da Salete e pediu a documentação atualizada dos contratos da CIHAB.
Um dos, se não o maior comunicador da história do Rádio e da comunicação da região de União da Vitória o jornalista, radialista, comunicador e escritor Antonio Hugein Godoi, cidadão honorário de Porto União, utilizou a Tribuna Popular trazendo o lançamento do seu Livro Jornalismo Real Versus Jornalismo Quântico – Eu te Desafio. O exemplar trazido ao plenário é o décimo título da coleção de livros já escritos através da sensibilidade do ícone da comunicação regional, e se não dizer, a parte da própria comunicação. Godoi, assim popularmente conhecido, valoriza cada palavra recebida em cada instante em seu viver, o que traz a essência da comunicação com olhar à necessidade do povo. Antonio Godoi tem uma trajetória de 46 anos em 9 rádios e 3 jornais, sendo por muitos anos o maior nome da tradicional Rádio Difusora Colmeia de Porto União, que por mais de 60 anos informa a população com alcance e qualidade. Na Colmeia foram 36 anos, 2 anos e meio na rádio Educadora, 2 semanas na Rádio União, 1 ano na Diário da Manhã de Lages/SC, 1 ano na Cultura de Campos Novos, 3 em Vacaria e mais 2 em Caçador. Godoi falou sobre sua história de vida, dificuldades enfrentadas e batalhas vencidas, teve ao seu lado sua esposa Erica Maria Schmidt Godoi e a filha, Camila Godoi, sua sucessora na Comunicação, Jornalista renomada que comanda o Programa Esporte Total na Rádio Educadora Uniguaçu. O escritor fala sobre sua narrativa através de 580 crônicas, reportagens e mensagens, abrangendo a estruturação do sul do Paraná e Planalto Norte Catarinense, citando diversas necessidades e lutas da população, e ainda, homenageando personalidades importantes para a construção da nossa história, aqueles que lutaram e continuam lutando. Godoi cita ainda desafios enfrentados, a exemplo da Pandemia do Covid-19 apontando o esporte como um grande parceiro, exemplificando o ciclismo como aliado da saúde física e mental. Durante sua palavra na Tribuna, além de cumprimentar e reconhecer os amigos que o prestigiaram, Godoi fez algumas solicitações e reconhecimentos através de seu exemplar, dirigindo-se e recebendo algumas personalidades, entre elas o Prefeito de União da Vitória em exercício, Jairo Clivatti. O escritor lembrou de algumas necessidades específicas, entre elas as ciclo e motofaixas. À Câmara Municipal o escritor solicitou a parceria com olhar ao Bairro João Paulo II para a manutenção da quadra de esportes localizada na Rua São João do Triunfo. Godoi foi prestigiado no Plenário da Câmara Municipal por diversos amigos e colegas, além de familiares e autoridades, junto ao reconhecimento de toda equipe de Vereadores da Casa de Leis.
Fizeram uso do Grande Expediente os Vereadores, Presidente da Casa de Leis Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) e Alex de Anastácio (PSD). Ambos exploraram o assunto sobre as eleições e os candidatos apoiados em seus mandatos. O Presidente da Casa Cordovan Neto fez um belo discurso incentivando os representantes do povo, onde o objetivo é o bem da sociedade como um todo, parabenizando e lembrando de todos os representantes da região, que disputaram ou venceram as eleições, citando também o nome dos colegas EDIS que propuseram-se à representar a população na Câmara Legislativa Federal e Estadual, Emerson Lourenço Litwinski e Thays Bieberbach. Cordovan Neto lembrou da necessidade do eleitor em buscar sempre informações, interando-se da política, cumprindo sua missão com seu mais poderoso instrumento de decisão do futuro da nação, o voto.
Em 2ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 17/2022, que estabelece direitos e consolida a política municipal para a população em situação de rua em União da Vitória, e 24/2022 que institui no Município a Semana da Prematuridade e dá outras providências.
Em 1ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto 42/2022 que autoriza a regularização fundiária através do “Programa Moradia Legal” da ocupação incidente em área pública da localidade de Lagoa Dourada em União da Vitória.
O Requerimentos de número 79/2022 foi do Vereador Alex de Anastácio (PSD) que solicitou ao Comandante do 27.o batalhão de Polícia Militar de União da Vitória a disponibilização de mais patrulhamentos a fim de inibir furtos em comércio e empresas.
Fizeram uso da Palavra Livre Thays Bieberbach (PT), Waldir Cortellini (PSB), Ednilson de Godoy (PV), André Henik (SDD), Alandra Roveda (PL) e Anderson Cardoso (PROS). O assunto mais comentado durante a Sessão pelos EDIS foi sobre os candidatos apoiados em seus mandatos e eleições, Alandra lembrou e enfatizou a respeito de uma proposição já protocolada na Casa de Leis, referente a situação da UNIUV solicitando Audiência Pública para avaliação da situação estrutural, econômica e financeira da Instituição.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial da Câmara de União da Vitória