Home / Notícias / 34ª SESSÃO ORDINÁRIA – AUDIÊNCIA PÚBLICA – SOLUÇÃO PARA A ENCHENTE NAS GÊMEAS DO IGUAÇU

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD), que solicitou melhorias na coleta seletiva do Município e também o recurso no valor de R$ 100.000,00 ao líder do Governo para a causa animal.  Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) indicou a necessidade de melhorias em via do loteamento Furlan e o Vereador José Gilso Lenczuk (PL), vaga de carga e descarga em localidade da Rua Benjamin Constant no centro de União da Vitória e o desentupimento em bocas de lobo no Bairro Nossa Senhora da Salete.

Marcelos Storck, Chefe da 14ª Regional de Esporte, utilizou a tribuna Popular discorrendo sobre o Programa “ Esporte que Queremos”. O Programa, alinhado à Lei Pelé, cria um fundo estadual do esporte, estimulando desta forma os Municípios a seguirem o mesmo caminho através do Conselho Municipal de Esportes, objetivando um fundo municipal de esportes, permitindo o desenvolvimento do esporte em cada Município e o investimento nas modalidades demandadas. Cada município tem a oportunidade de, junto ao seu próprio conselho, valorizar a vocação municipal esportiva com liberdade e desenvolvimento da cultura esportiva local. Cordovan Frederico de Melo Neto, secretário de esportes de União da Vitória, esteve presente durante a Sessão, e foi citado por Marcelo com elogios, lembrando que União da Vitória se encontra com selo prata, dentro do esquema do programa.

Fizeram uso do Grande Expediente os Vereadores: Waldir Luiz Cortellini (PSB) e Valdecir José Ratko (UNIÃO). Cortellini falou a respeito da reunião que aconteceu no dia 31 de outubro na Câmara Municipal com os profissionais da agricultura familiar, onde foram debatidas as demandas dos problemas que estes profissionais vêm enfrentando com o fenômeno climático que atinge a região. As solicitações foram formalizadas ao Governo do Estado. O Presidente da Casa, Vereador Ratko, utilizou a palavra no Grande Expediente para falar sobre a Audiência Pública “SOLUÇÃO PARA A ENCHENTE NAS GÊMEAS DO IGUAÇU”, que tem o objetivo de fazer um levantamento da situação, projetos e propostas, entender, acompanhar e cobrar as autoridades competentes a fim de que as propostas e projetos sejam de fato avaliadas, decididas e executadas, a fim de resolver e apontar uma solução para a enchente nas Gêmeas do Iguaçu , ou ainda minimizar os efeitos causados pelas enchentes recorrentes nos Municípios. Ratko salientou a participação e necessidade da união de todos para o bem comum.

Foi aprovado em unanimidade o regime de urgência do Projeto de Lei Ordinária 44/2023, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o poder executivo a adotar todas as providências para fins de promover a extinção do Consórcio Intermunicipal Fécula Sul e dá outras providências.

Em 1ª discussão, foi aprovado em unanimidade o Projeto de Lei PL 37/2023 que revoga a Lei Municipal n. 4575/2015 e dá outras providências.

Os Requerimentos acolhidos pelos Vereadores foram de autoria dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) e Valdecir José Ratko (UNIÃO), que solicitaram ao Poder executivo para que seja encaminhado o cadastro de pessoas que usam cadeiras de rodas no município a fim de garantir suas seguranças. Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou a mudança do lado onde se encontra a ciclovia que passa pelas ruas Expedicionários e Padre Saporiti.

A Moção de aplausos foi pelo Dia do dentista, comemorado em 25 de outubro.

Fizeram uso do Pequeno Expediente os Vereadores: Waldir Luiz Cortellini (PSB), José Gilso Lenczuk (PL), Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), Ricardo Adriano Sass (PP), Thays Bieberbach (PT), Júlio Adilson Pires Filho (PP), André Cristiano Henik (SDD), Celso Carlos Rocha (MDB), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Alex de Anastácio (PSD). Os Vereadores foram unânimes nos discursos no mesmo sentido, evidenciando seus envolvimentos e procura para uma solicitação para minimizar os efeitos das enchentes recorrentes no Município, motivo pelo qual será realizada a Audiência Pública, que segundo eles necessita da participação e envolvimento de toda sociedade, onde é primordial a união da população. O plenário da Câmara Municipal recebeu a vista da população que compareceu e apoiou a Audiência Pública que acontecerá no dia 22 de novembro, quarta-feira às 18:30 no Cine Teatro Luz.

O Presidente da Casa, Valdecir José Ratko, finalizou a Sessão reforçando a necessidade da participação e principalmente da união de todos; para que seja possível entender, acompanhar e cobrar as autoridades competentes, para que propostas e projetos sejam de fato avaliadas, decididas e executadas, resolvendo e apontando uma solução, para no mínimo, diminuir os efeitos e impactos causados pelas cheias do Rio Iguaçu.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial