Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / O Horário Brasileiro de Verão 2018-2019 termina neste sábado à 0h

O Horário Brasileiro de Verão 2018-2019 termina neste sábado à 0h

A partir das zero horas (00h) do dia 17 de fevereiro de 2019, os relógios devem ser atrasados em um hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.

Estados Brasileiros com Horário de Verão

São Paulo
Rio de Janeiro
Espírito Santo
Minas Gerais
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
Goiás
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Distrito Federal

Três Dicas para se Adaptar ao fim do Horário de Verão

Quando ocorre uma mudança de horário (seja por mudança do horário de verão, inverno ou de fuso horário), o organismo pode ter dificuldade em se habituar. Mas se você seguir as seguintes dicas, a adaptação será mais suave.

Cuidado com as Refeições
No dia da mudança de horário, evite refeições muito pesadas, principalmente no final do dia. Comidas que requerem muita energia para fazer a digestão podem prejudicar o descanso.

Da mesma forma, bebidas como o café e alguns chás (verde e preto) devem ser evitadas.

Não Exagere nos Exercícios Físicos

Prefira exercícios mais suaves ou relaxantes (como caminhadas leves ou ioga), para não estimular excessivamente o corpo.

Além disso, é recomendado não praticar exercícios pesados 3 horas ou menos antes de ir para a cama, porque a liberação de endorfinas causa um estímulo que pode afugentar o sono.

Ajuste a Hora de Dormir

Nesta mudança o relógio atrasa, ou seja, “ganhamos” uma hora e por isso as pessoas muitas vezes vão dormir mais tarde. Especialistas e médicos sugerem que essa “hora extra” deve ser usada para descansar.

O horário de verão foi implantado pela primeira vez na Alemanha, na época da Primeira Guerra Mundial. O objetivo era aproveitar a maior duração do período de luz durante o dia para economizar energia. No Brasil, foi empregado há 85 anos, mas só a partir de 2003 foi popularizado.

 

Veja Também

18ª SESSÃO ORDINÁRIA

As indicações da 18ª Sessão Ordinária ficaram por conta dos Vereadores: José Pedro Walck (PSD) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *