Home / Sugestão do Eleitor / Uso da tribuna depende de agendamento prévio; entenda a dinâmica

Uso da tribuna depende de agendamento prévio; entenda a dinâmica

Embora aconteçam toda a semana, sempre no mesmo dia e horário, nem toda a comunidade entende ou conhece a dinâmica das sessões do Legislativo. Em União da Vitória, elas são regulares, abertas a qualquer morador ou visitante da cidade e realizadas nas segundas-feiras, às 19 horas. A Câmara fica em frente à Praça Alvir Riesemberg, no centro. A sessão é o momento onde a comunidade pode acompanhar os trabalhos, conhecer os projetos em andamento e sim, falar com os vereadores.

É possível também se manifestar. Mas, existe regra para isso. Conforme o regimento interno do Legislativo, “qualquer eleitor da cidade de União da Vitória, no gozo de seus direitos políticos poderá fazer uso da palavra, na Tribuna da Câmara Municipal, nas reuniões ordinárias da mesma”.

É preciso, contudo, se inscrever com 48 horas de antecedência da reunião (isso é feito na Câmara, no horário do expediente, que vai do meio-dia às 19 horas). Apenas uma pessoa pode usar a tribuna. Caso outra queira compartilhar do espaço, ambos precisam usar o mesmo espaço de tempo.  São, em média, cinco minutos para essa participação, mas, geralmente, a tolerância dada pelo Presidente é maior.

Essa organização evita transtornos e manifestações fora de contexto, violentas ou explicitas, na tribuna ou da platéia. Na assistência, inclusive, não é possível manifestar-se verbalmente, mas, o uso de cartazes e faixas, por exemplo, é permitido.

Assistir a sessão

Toda reunião é aberta à comunidade, mas quem prefere, pode acompanhar tudo de casa. Basta entrar no site da Câmara e clicar na aba, ‘Ao Vivo’. A transmissão é, inclusive, acessível: para os surdos, por exemplo, a interprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Tatiane Rocha, traduz toda a sessão, inclusive as entrevistas feitas após a reunião e mais tarde, publicadas no site da Câmara.