O Requerimento número 52/2019, assinado pelos vereadores, Almires Bughay Filho, Alandra Roveda, Jair Brugnago e Valdecir Ratko, aprovado na sessão de segunda-feira, 2, pelos demais parlamentares, tem a falta de água na comunidade interiorana de São Domingos como pauta.
Conforme o documento, moradores relatam dificuldades por conta do problema.
“Desta maneira, solicitamos os bons préstimos da Sanepar, para a disponibilização semanal de caminhão-pipa, a fim de estabelecer o nível de água do reservatório coletivo da comunidade”, propõe a redação.
Para os vereadores, a medida, ainda que paliativa, poderia “amenizar de forma momentânea os problemas daquela população”.
O Requerimento pede ainda ao prefeito, Santin Roveda e secretarias, para que em São Domingos, seja feito um estudo técnico para o encontro de uma alternativa de captação de água. A ideia apontada pelos parlamentares, seria a construção de um novo poço artesiano. “Além disso, entrar em contato com os moradores locais com objetivo de saber quanto a relevância da comunidade em receber o serviço de água provida pela Sanepar”, encerra o documento.
Nessa semana, o assunto já teve novos capítulos. Os moradores da comunidade estiveram em reunião com o vice-prefeito, Bachir Abbas, na tarde de quarta-feira, 4. Técnicos da Sanepar também participaram do encontro e na próxima semana, conforme informa em sua página a Prefeitura, “estarão no local para verificar a melhor forma de resolver o problema”.
“Vamos mobilizar todas as nossas lideranças estaduais para fazermos mais um poço artesiano na comunidade rural de São Domingos. Água é algo prioritário e precisamos resolver isso o mais rápido possível”, destacou Abbas.
O secretário de agricultura, Nei Kukla, e o vereador Jair Brugnago, também estiveram presentes.
Fotos: CMUVA