Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / Amadeu Bonna denominará Recanto do Artesanato

Amadeu Bonna denominará Recanto do Artesanato

Os vereadores Jair Brugnago e Júlio Adilson Pires são os autores do Projeto de Lei nº 05/2011 que dá o nome de Amadeu Bonna ao recém criado Recanto do Artesanato ao lado do portal de entrada de União da Vitória, na BR 476. A intenção dos vereadores é homenagear um ícone local das artes. O projeto que foi protocolado na sessão do último dia 25 e foi enviado para parecer técnico das comissões e depois será discutido e votado em plenário.

 

Quem é Amadeu Bonna?

 

Nascido em 13 de setembro de 1925, no Município de Timbó, Estado de Santa Catarina, foi amante da musica, canto e pintura desde sua infância. No dia 09 de maio de 1944 veio para Porto União. Foi contratado pela primeira Fábrica de Artefatos de Madeira de Poro União, de propriedade de Alfredo Duleba & Cia, como desenhista. Entre tantas atividades artísticas e culturais destacou-se pela organização do 1º conjunto de Harmônicas em nossas cidades em 1967. Foi fundador do Coral Bento Mossurunga.

Sua 1ª tela foi inspirada em uma noite de luar. Suas obras são conhecidas em grande parte do nosso país e no exterior. Recebeu dezenas de honrarias e por seu envolvimento com o setor cultural. Em 22/09/97 recebeu o Titulo de Cidadão Honorário conferido pela Câmara Municipal de União da Vitória Lei nº 2.475/97. A tela mais importante foi pintada para 5ª Cia de Comunicação de Curitiba, destinada ao Cassino dos Oficiais, denominada “Comunicação” (medindo 1,60 x 0,80 m), adquirida pelo então comandante Major Mauro em 14/11/1974. Amadeu Bonna faleceu no dia 10 de dezembro de 2000, em Porto União.

Jair Nunes – Assessoria de Comunicação e Cerimonial.

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …