Home / Sessão / Sessão breve, com extraordinária no mesmo dia

Sessão breve, com extraordinária no mesmo dia

Líderes comunitários e moradores de alguns bairros acompanham a última sessão de setembro do Legislativo de União da Vitória. Dessa vez, a reunião foi mais breve, por conta de matéria única na pauta (sobre a previsão orçamentária para 2020).

“Quando é matéria única, assim como acontece com a votação das contas dos prefeitos, por exemplo, não se pode incluir outros assuntos na pauta”, explicou o presidente da Casa, Ricardo Sass.

Ainda assim, a sessão abriu espaço, na Palavra Livre e no uso da Tribuna, para a abordagem de um tema praticamente unânime na reunião: educação. Começando pela visita ao plenário do professor, Raulino Bortolini. Antes da reunião, ele conversou com os vereadores e para todos, distribuiu convite para a o lançamento do livro do seu filho Emilio, Onze por Todos, Todos por Onze, uma ‘leitura orante’, que vai do futebol à uma viagem por dentro das belezas da região. Bortolini também concedeu uma entrevista à TV Câmara sobre o assunto. O lançamento da obra será no dia 3, no auditório da Estação União, às 20 horas.

O vereador Jair Brugnago também foi nessa “linha”. Na tribuna, ele falou sobre a noticia anunciada pouco antes do inicio da sessão, que coloca União da Vitória em destaque no Paraná. Conforme o parlamentar, um relatório do sistema educacional das cidades brasileiras aponta o município como a melhor ranqueada no Estado do Paraná. “União da Vitória apresenta 4,744 pontos a nível nacional, ocupando a nona colocação. Irati (75º lugar com 4,218) e Pato Branco (76º lugar com 4,211 pontos), são as cidades paranaenses mais próximas no ranqueamento”, informa o texto enviado pela assessoria de imprensa da prefeitura.

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo e realizado desde 2015, criando uma plataforma de discussão e negócios sobre o de Cidades Inteligentes. Ele é composto por 11 eixos temáticos, mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

O parlamentar falou também sobre a Casa Familiar Rural.

“Havia uma solicitação da carga horária dos técnicos e isso foi atendido. Foi-se decidido no Estado também sobre a continuidade das casas familiares rurais. Na nossa região, temos cinco unidades, um espaço que traz identidade e autonomia para os filhos de agricultores, que conseguem ingressar no mercado de trabalho ou ficar, com qualidade, no campo”, destacou.

Na pauta

Na leitura da pauta, os vereadores e a comunidade conheceram os nomes e os números dos candidatos ao Conselho Tutelar da cidade. Embora nacional, cada cidade organiza sua eleição (veja a relação dos candidatos no final da matéria). A votação é permitida para todo eleitor de União da Vitória, desde que ele apresente no local de votação – no piso da Estação União – o Título e um documento com foto. A votação será domingo, 6, das 8 às 17 horas. Cinco conselheiros serão eleitos no pleito.

Extraordinária

Ela começou logo após o fim da sessão ordinária. Em pauta, a votação dos pareceres das comissões sobre o Projeto de Lei Ordinária 30 de 2019. O documento trata de uma reversão de imóveis ao patrimônio de União da Vitória.

CANDIDATOS

Alcir Jesiel Leão – 106