Home / Moção / Darci Piana será Cidadão Honorário de União da Vitória
“Piana é presidente da Fecomércio - PR há 12 anos”

Darci Piana será Cidadão Honorário de União da Vitória

Homenageado é presidente da Fecomércio – PR

“Piana é presidente da Fecomércio - PR há 12 anos”
“Piana é presidente da Fecomércio – PR há 12 anos”

A Câmara de Vereadores de União da Vitória vai outorgar a honraria máxima que um município pode conceder, o Título de Cidadão Honorário. O homenageado será o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana. Entre outras justificativas dos vereadores está o fato da construção da unidade integrada Sesc e Senac de Uniao da Vitoria. O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR está investindo cerca de R$15 milhões na construção, que terá mais de quatro mil metros quadrados. A solenidade está marcada para o próximo dia 12 de dezembro, no plenário da Câmara de Vereadores. A iniciativa é do vereador Altamir Moreira de Castilho (PDT),com anuência dos demais vereadores.

A obra

A obra da unidade integrada, localizada na Rua Valentin Varakoski, no centro de Uniao da Vitoria, está sendo implantada em dois terrenos que totalizam 17.703,74 m² (Sesc – 11.433,54 m² e Senac – 6.270,20 m2). A previsão é que a área total construída será de 3.704,49 m² (Sesc – 2.578,74 m² e Senac -1.125,75 m²). O Senac contará com confeitaria-escola, cozinha pedagógica, ambientes pedagógicos de enfermagem, cabeleireiro e maquiagem, manicure e pedicure, dois ambientes de informática, cinco salas de aula convencionais e biblioteca. A estimativa de atendimento é de 723 alunos diariamente. A área correspondente ao Sesc será de 2.578,74 m² e terá Espaço Conexão, duas salas de atividades, quatro salas multifuncionais, sala de desenvolvimento corporal, área de convivência e quadra poliesportiva com vestiários. A capacidade de atendimento será de 846 pessoas por dia.

Quem é Darci Piana

Darci Piana nasceu em Carazinho (RS), em 24 de dezembro de 1941, filho de Angelo Piana e Augusta Barzotto Piana. Radicou-se no Paraná ainda na juventude, considerando-se paranaense de coração. Casado com Maria José Piana, teve dois filhos: Eduardo Luiz Piana, precocemente falecido, e Patricia Piana, professora universitária. É Economista, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica do Paraná, e Contador, pela Faculdade Econômica e Administração da UFPR. É autor do livro Nos Passos do Comércio, editado em 2012, com artigos que publicou a partir de 2004, quando assumiu a presidência do Sistema Fecomércio.

Piana, está na presidência da Fecomércio/PR (Sistema Sesc e Senac) há 12 anos, tem uma larga trajetória e vivência no segmento de comércio e serviços paranaense que reúne mais de 500 mil empresas, responsáveis pela geração de um milhão e oitocentos mil empregos, representando 60% do PIB do  Estado. Segundo Piana, sua experiência o calejou e o tornou profundo conhecedor dos principais problemas do comércio  como um todo. A sua receita é baseada em uma atuação em conjunto com os sindicatos empresariais espalhados por todo o Paraná, agindo em sinergia com eles na defesa das empresas. Da mesma forma, com o Senac Paraná, que, ao educar para o trabalho, qualifica mão de obra para todos esses setores. E com o Sesc Paraná, que desenvolve trabalho de grande fôlego na área de transformação social para os trabalhadores e seus familiares