Home / Notícias / Edson Aires será homenageado pela Câmara de Vereadores

Edson Aires será homenageado pela Câmara de Vereadores

Diretor da Uniguaçu vai receber Título de reconhecimento do Poder legislativo

Da Assessoria – A Câmara de Vereadores de União da Vitória aprovou em redação final, o Projeto de Decreto que concede honraria ao professor Edson Aires, Diretor das Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (Uniguaçu). De acordo com a justificativa do Projeto de Decreto, Aires receberá um Título de Reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação em prol da implantação e desenvolvimento da Uniguaçu – Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu, colaborando expressivamente para com o reconhecimento do Pólo Universitário de União da Vitória.  A data da solenidade de entrega da honraria ainda não foi definida ou divulgada pela direção da casa.

A Uniguaçu tem se destacado no cenário nacional como umas das melhores instituições privadas do Estado do Paraná. O Ministério da Educação, em suas avaliações periódicas, confirma a excelência dos trabalhos ali desenvolvidos, e o alto nível dos profissionais contratados. A implantação e o desenvolvimento da Instituição proporcionaram ao Município de União da Vitória, juntamente com as demais Faculdades existentes no entorno, o reconhecimento como pólo universitário da região.

Além de 300 empregos diretos, a instituição tem alavancado a economia local com a atração de estudantes e investidores de diversas regiões do país, destacando–se pelos altos investimentos feitos, pela grande empregabilidade de seus egressos, e, principalmente pelos seus projetos sociais que têm colaborado muito para a redução das dificuldades da comunidade e a melhoria da qualidade de vida da região em função dos conhecimentos dos profissionais formados na instituição. Grande parte desse mérito advém das atividades de gestão desenvolvidas por esse profissional da Educação que ore se apresenta.

Quem é Edson Aires

O professor Edson Aires da Silva è nascido em Manoel Ribas, município da região central do Paraná, antigamente pertencente ao município de Pitanga. É professor de formação, graduado em Geografia e em Administração, com mestrado na área de Gestão pela UFSC em 2001. Atualmente é professor universitário e Diretor da Uniguaçu Faculdades Integradas do Iguaçu, iniciou sua trajetória profissional no ano de 1982, no “Instituto Ambiental do Paraná -I AP”. Durante sua passagem pelo Instituto de terras, Cartografia e Florestas do Paraná procurou manter suas raízes atuando em diversas cidades da região, principalmente Umuarama e Ivaiporã, até o ano de 1996. Contudo, desde 1989 já lecionava em cursos pré-vestibular (Colégio Positivo) e na Univale, faculdade situada em Ivaiporã, onde, posterior mente assumiu a coordenação do Curso e, em 1994, a Direção Geral da Instituição.

Convidado para participar da implantação da Uniguaçu, em União da Vitória, no ano de 2001, assumiu a Coordenação do Curso de Administração na instituição. Em setembro deste mesmo ano tornou-se O Diretor Geral da Faculdade, cargo que ocupa até a presente data. É importante ressaltar que, no ano de sua implantação a Uniguaçu contava com a autorização para funcionamento de apenas dois cursos, Administração e Sistemas de Informação, possuindo o total de 575 alunos. Sob a gestão do professor Edson a Instituição implantou 17 cursos quais sejam, Educação Física, Enfermagem e Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Serviço Social, Direito, Agronomia, Medicina Veterinária, Biomedicina, e mais recentemente Engenharia Civil, Mecânica, de Produção e Elétrica, além do curso de Arquitetura e Urbanismo, oportunizando aos estudantes a permanência e a condição de formação em sua própria região. Ao total foram implantados 19 cursos e propiciadas mais de 4.000 mil vagas no ensino superior.

Currículo

Paralelo aos trabalhos realizados na Uniguaçu, o professor Edson realizou o credenciamento e a implantação da Faculdade do Centro do Paraná (UCP) no município de Pitanga, instituição pertencente ao mesmo grupo educacional da Uniguaçu. Lá permaneceu por três anos, exercendo a Direção Geral até a estabilização dos cursos e da Instituição.

Durante o ano de 2006, também pelo mesmo grupo, implantou e dirigiu a Unisulma, Faculdade localizada na cidade de imperatriz, no Maranhão. Em novembro de 2009, com a aquisição, pelo grupo, de mais uma instituição, passou a Dirigir a Faculdade Campo Real em Guarapuava, cargo que acumula até a atualidade com a Direção da Uniguaçu. A faculdade Campo Real que há época, contava com 1050 alunos possui hoje mais de 3600 alunos distribuídos em 11 cursos.