Home / Notícias / Homenagem aos atletas do Ferroviário Esporte Clube na Câmara será dia 30

Homenagem aos atletas do Ferroviário Esporte Clube na Câmara será dia 30

Solenidade foi adiada em consequência da tragédia da Serra Dona Francisca que enlutou União da Vitória

Da Assessoria – Está confirmada para a reunião ordinária da próxima segunda-feira, 30, a solenidade de homenagem aos atletas e a equipe do Ferroviário Esporte Clube pela passagem dos 50 anos da conquista da 1ª Taça Paraná de Futebol Amador. A Mesa Diretora do Poder Legislativo de União da Vitória, Estado do Paraná, Presidida pelo Vereador Ziliotto Daldin, atende a Moção de Aplausos, de autoria do Vereador Carlos Humberto Topolski. O ano de 2015 marca o cinquentenário da maior conquista futebolística de um clube da região, a Taça Paraná, organizada até os dias atuais, pela Federação Paranaense de Futebol, façanha realizada pelo Ferroviário em 1964.

No Hall da fama

Fundado pelos trabalhadores da linha férrea, que chegaram á região nos primeiros anos do século XX, o Ferroviário Esporte Clube foi um importante espaço de sociabilidade e de inserção dos funcionários da ferrovia na sociedade local. Com partidas memoráveis em seu estádio próprio, o Enéas de Queiroz, na Vila Ferroviária, no coração da cidade, o Ferroviário era quase imbatível na presença de sua grande torcida, que lotava as arquibancadas em cada partida. Com a decadência e posterior sucateamento da Rede Ferroviária o clube perdeu a ajuda da mesma e as contribuições dos associados cada vez mais foram rareando, restando somente um passado repleto de glórias, lembranças e saudades na memória dos que viveram o apogeu do clube e do transporte ferroviário local.

O Ferroviário Esporte Clube ainda resiste ao tempo graças a abnegados ex-funcionários da ferrovia, que insistem em não deixarem morrer a história futebolística, ferroviária e a sua própria história. O estádio Enéas de Queiroz não recebe mais jogos, assim como a velha locomotiva “Paulistinha 310” repousa na ainda imponente na “Estação União”, como marcas de um tempo que só voltará nas lembranças de quem viveu o passado ou pelas mãos de historiadores.