Home / Notícias / Jarentchuk quer federalização da Auto Via João Reolon

Jarentchuk quer federalização da Auto Via João Reolon

Autovia, é na verdade a PRT 280, que foi federalizada no trecho Porto União a Canoinhas recentemente

Da Assessoria – O Vereador Gilmar Jarentchuk (PT), presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória, teve requerimento de sua autoria aprovado na reunião ordinária de segunda-feira, 24, em que solicita ao Prefeito Pedro Ivo, para que o mesmo busque junto aos governos Estadual e Federal, a viabilização do repasse da mesma responsabilidade ao DNIT dos 6 quilômetros da PRT-280. A referida via de rolamento é na verdade a Auto Vida João Reolon. Jarentchuk lembrou o recente ato solene de assinatura do Termo de Transferência de Patrimônio da Rodovia estadual SC-280 ao DNIT realizado no dia 17 de fevereiro em Porto União com a participação da Ministra Ideli Salvatti e demais autoridades. “Somente este pequeno trecho da PRT-280 em União da Vitória ainda será de responsabilidade do governo estadual”, explicou o Vereador.

O presidente da câmara justificou o requerimento afirmando que a devolução para o Governo Federal, mais especificamente ao DNIT a responsabilidade pela rodovia, que possui um orçamento considerável, vai proporcionar a aplicação dos padrões de conservação e manutenção mantidos nas demais rodovias federais, até mesmo buscando uma duplicação para o trecho mencionado.

De acordo com Jarentchuk, a BR-280 é uma rodovia transversal que inicia em São Francisco do Sul – SC, ingressa no Estado do Paraná e termina na divisa de SC – PR, em Dionísio Cerqueira – SC, município que faz fronteira com a Argentina. Trata-se de um importante corredor para escoamento da produção do Norte do Estado de Santa Catarina e Sul do Paraná para o Porto de São Francisco do Sul.