Home / Notícias / Legislativo quer otimizar uso da palavra dos Vereadores de União da Vitória

Legislativo quer otimizar uso da palavra dos Vereadores de União da Vitória

Da Assessoria – Objetivando dinamizar as reuniões e evitar o uso desnecessário do tempo concedido aos parlamentares para o uso da tribuna, a palavra livre no final da reunião e na discussão de Leis e Requerimentos, o Presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Jarentchuk mandou instalar um cronômetro no plenário. De acordo com o Regimento Interno da Casa de Leis, o tempo máximo para o Vereador que usa a tribuna é de 15 minutos. Já o uso da palavra livre antes do encerramento da reunião é de cinco minutos. Para discutir leis e requerimentos, cada vereador também dispõe de cinco minutos.

O Presidente do Poder Legislativo, Gilmar Jarentchuk disse que o tempo disponível para os legisladores se pronunciar deve ser usado com racionalidade. “Alguns Vereadores extrapolavam o tempo regimental e reclamavam quando a presidência pedia a conclusão do pronunciamento. Com o uso do cronômetro, cada parlamentar sabe de quanto tempo dispõe”, explicou. Jarentchuk também alertou que na discussão de Projetos de Lei ou Requerimentos, os representantes do povo devem se concentrar ao que diz a matéria evitando divagar sobre outros assuntos não inerentes.

Com isso, espera-se que as reuniões se tornem mais dinâmicas aos ouvidos da platéia que acompanha semanalmente os trabalhos em plenário. Se o Vereador estiver com a palavra e conceder um aparte para outro colega, o cronômetro não será interrompido. Ao final dos cinco minutos, o Vereador que concedeu o aparte será obrigado a encerrar sua participação. Com a instalação do equipamento, se espera menos apartes e discursos mais precisos e objetivos.