Home / Notícias / Paratletas campeões de União da Vitória visitam vereadores e mostram medalhas

Paratletas campeões de União da Vitória visitam vereadores e mostram medalhas

Os paratletas de União da Vitória, Chrystian Godoy e Edson Slonski “Edinho”, participaram do Campeonato Mundial de Petra, realizado no final de semana na Dinamarca. Godoy fez história e conquistou o titulo Mundial nos 40 e 60 metros. Já Edinho terminou em quinto lugar nos 40 e 60 m, e com a sétima colocação nos 100 m, também resultados muito comemorados pelo paratleta. Na reunião ordinária de segunda-feira, 14, os atletas assistiram a reunião do Poder Legislativo e foram exaustivamente cumprimentados pelos vereadores, que além de incentivar, prometeram cobrar investimentos nas atividades paraolímpicas.

O que é Petra?

Uma nova modalidade esportiva foi apresentada ao público. Criada em 1989 na Dinamarca, a Petra é praticada desde o ano passado no Brasil. A ANDE fez com que o esporte viesse a ser exercido no país, é uma modalidade dinâmica e veloz. É uma opção a mais para os atletas com paralisia cerebral. O Race Running, como é chamado no exterior, é uma modalidade do atletismo onde os atletas correm com os seus próprios pés apoiando-se a uma armação com três rodas anexadas a um suporte para o seu corpo. O corredor tem o apoio de um assento e de um suporte para tronco e o guidão é utilizado para direcionar.

Os atletas da Petra são classificados entre três diferentes classes: CP1, CP2 e CP3, sendo três a o grau de menor gravidade. A CPISRA é a entidade que organiza o esporte em âmbito internacional e realizou um campeonato mundial em 2009, na Dinamarca. O Brasil e mais seis países estiveram presentes. Os atletas nacionais conseguiram um incrível desempenho, conquistando sete medalhas de ouro. Em homenagem a mascote das paraolimpíadas de Barcelona/1992, que se chamava Petra, que ao experimentar essa nova modalidade demonstrou uma incrível performance.