Home / Notícias / PL cria cargo de agente de endemias em União da Vitória

PL cria cargo de agente de endemias em União da Vitória

Projeto de Lei Foi aprovado em 1º Turno pelos vereadores  e será votado de novo na segunda-feira, 15.

Da Assessoria – O Projeto de Lei (PL) nº 118/2014, que tramita na Câmara de Vereadores de União da Vitória, propõe a criação do plano de carreira de agente de endemias institui o piso salarial da categoria, foi aprovado em 1º turno pelos vereadores. De acordo com o texto do PL, o Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde disciplinará as atividades de prevenção de doenças, de promoção da saúde, de controle e de vigilância, observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação.

Concurso Público

A contratação de Agentes de Combate às Endemias deverá ser precedida de processo seletivo público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para o exercício das atividades, que atenda aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O piso salarial profissional nacional dos Agentes de Combate às Endemias é fixado no valor de R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais) mensais.

A jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas exigida para garantia do piso salarial previsto nesta Lei deverá ser integralmente dedicada a ações e serviços de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias em prol das famílias e comunidades assistidas, dentro dos respectivos territórios de atuação. Serão criadas 18 vagas dentro da estrutura do município de União da Vitória. O PL segue para votação em 2º turno na próxima reunião, marcada para segunda-feira, 15.