Home / Notícias / Primeiro Concurso da Câmara entra para a história do legislativo

Primeiro Concurso da Câmara entra para a história do legislativo

Quando o ponteiro do relógio marcou 13h30 de domingo, 29, as pessoas que estavam dentro da sede do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) entraram para a história da Câmara de Vereadores do município.

Foram elas as protagonistas do primeiro concurso realizado pelo legislativo. Os portões foram fechados meia hora antes do inicio da prova – marcada para as 14h. O presidente da Câmara, Ricardo Adriano Sass ao lado do primeiro secretário, Moiséis Miguel Benassi acompanhou a prova.

Munidos do comprovante de inscrição, um documento com foto, caneta e lápis, os candidatos iam chegando. No semblante de cada um, uma mistura de nervosismo e ansiedade. Para a maioria, ingressar no serviço público é sinônimo de estabilidade financeira.

Fotos: divulgação CMUVA.

Além dessa estabilidade, para Silvana Silva, candidata para o cargo de Agente de Serviços Gerais, ter um emprego fixo, com salário certo, é a oportunidade de melhorar a vida dos dois filhos. “Como em nosso município não há muita oportunidade de emprego, achei muito bacana a iniciativa de realizar o concurso. Isso abre  portas para novas oportunidades em nossa vida”. Ao sair da sala de prova, Silvana respirou aliviada. “Ufa. Acho que não fui tão mal. Acredito que valeu a pena ter estudado durante a noite”, (risos).

Quem também saiu sorrindo, foi Roberto Bonazo. Candidato a vaga de Assistente Legislativo, ele afirma ter se saído melhor do que o esperado. “Comecei a estudar há duas semanas. Na hora da prova respirei fundo e respondi as questões com calma. Foi o meu primeiro concurso”. Roberto garante  que a realização de concursos é o caminho para um serviço publico com comprometimento com a comunidade.

Esse alivio demonstrado por Silvana e Roberto  ao terminar a prova não foi percebido na expressão de Poliana Sinval. A jovem de 25 anos se candidatou para a vaga mais disputada de Assistente Administrativo. Concorrendo com  352 inscritos, ela  confessa que poderia ter estudado mais. “Raramente abre concurso em nossas cidades. Essa oportunidade é única. Ainda mais quando é o primeiro concurso da Câmara. Não dava para desperdiçar essa chance”.

A prova

O Concurso foi organizado pela Uniuv. A prova teve duração de três horas. Foram 40 questões objetivas de múltipla escolha de caráter classificatório e eliminatório.

Fotos: divulgação CMUVA.

Foram 637 inscritos para sete vagas. Duas para Agentes de Serviços Gerais, duas para Agente Legislativo, uma  para Assistente Administrativo, uma para Contator e uma para Recepcionista. Os salários variam de R$ 577,50 reais a R$ 2.415 reais.

Resultado

Os gabaritos e o conteúdo das provas estarão afixados no mural da Uniuv e divulgados via internet, na segunda-feira, 30, às 17h. O  resultado  final  sai    no  dia  23 de setembro.

Comissão

De acordo com a Comissão Organizadora do Concurso, tudo transcorreu normalmente.

Olho: O  resultado  final  sai    no  dia  23 de setembro