Home / Notícias / Vereador representa Poder Legislativo em solenidade na PM de União da Vitória

Vereador representa Poder Legislativo em solenidade na PM de União da Vitória

Da Assessoria – O Vereador Luilson Schwartz representou na tarde desta sexta-feira, 19, o Poder Legislativo de União da Vitória na solenidade militar alusiva ao Patrono das Polícias Militares do Brasil, José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes. Mártir da Inconfidência, Tiradentes é o patrono das forças policiais e todos os anos recebe homenagens. Dia 21 de abril é comemoradoo dia de Tiradentes. Durante a solenidade, além da homenagem, aconteceu o desfile de tropas. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares que foram recepcionadas pelo Major da 2ª CIPM, Emerson Luiz Pinto. O vereador Luilson Schwartz disse que é um dever cívico representar a Câmara de Vereadores na homenagem a Tiradentes. “Vim representando a mesa diretora e os demais vereadores de União da Vitória. Aproveito para parabenizar em nome do Legislativo o belo trabalho executado pela Polícia Militar de União da Vitória. O Major Emerson e todos os policiais militares são dignos dos mais honrosos elogios, neste dia que lembramos o patrono das forças policiais”, disse Schwartz. Após a cerimônia, os convidados visitaram as instalações da 2ª CIPM, que está em vias de se tornar Batalhão de Polícia Militar. Quem é Tiradentes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial (1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.