Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / Vereadores homenageiam Dia Internacional da Mulher

Vereadores homenageiam Dia Internacional da Mulher

Da Assessoria – A reunião ordinária de segunda-feira, 07, na Câmara de vereadores de União da Vitória, foi protagonizada pelas homenagens ao Dia Internacional da Mulher. Os treze vereadores propuseram Um Voto de Parabéns a todas as mulheres de nossa cidade e região pelo dia Internacional da Mulher comemorado em 08 de março.

Segundo os legisladores, dotadas de sensibilidade, compromisso, bravura e ternura, as mulheres mostraram com sua luta e determinação que era preciso dar um basta no preconceito. A data simboliza todas as formas de luta e resistência das mulheres ao longo dos tempos nas fábricas, nos sindicatos e na política. Ainda segundo os vereadores as mulheres são fortes, conquistadoras, determinadas, cheias de mistérios e beleza única, que ganham o mundo com sua coragem.

 

Dia Internacional da MulherHomenagem

 

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Inspirada por esse espírito, a líder socialista alemã Clara Zebrino propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhaga, 1876, a instituição do Dia Internacional da Mulher. Posteriormente, em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram marcadas por manifestações de trabalhadoras russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917.

O Dia Internacional da Mulher e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência. Segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, o qual foi, então, incendiado. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram. O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso historiográfico quanto a esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.

Alguns historiadores afirmam que o incêndio de 1857 não ocorreu (pelo menos, não naquela data), e defendem a ideia de que o incêndio relacionado ao Dia Internacional da Mulher fora, de fato, o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em Nova York, no dia 25 de março de 1911 (ou seja, um ano depois de a proposta de criação do Dia Internacional da Mulher ser apresentada por Clara Zetkin, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague). A Triangle empregava 600 trabalhadores, em sua maioria mulheres imigrantes. Na tragédia, 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

 

Veja Também

2ª SESSÃO ORDINÁRIA

O Presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória reconduziu a Vereadora Alandra Roveda …