Home / Notícias / 27ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIÃO DA VITÓRIA ÀS CLARAS E RECOMENDAÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

As indicações ficaram por conta dos Vereadores: André Cristiano Henik (SDD) e Júlio Adilson Pires Filho (PP) que solicitaram a recuperação do piso e da iluminação da Ponte Machado da Costa (Ponte de Ferro). José Gilso Lenczuk (PL) indicou a necessidade de pavimentação em via do Bairro São Luís; Waldir Luiz Cortellini (PSB) pediu a pavimentação em via do Bairro São Joaquim e a desobstrução de tubos na Colônia Trabuco. Alex de Anastácio (PSD) solicitou melhorias na sinalização em frente ao SESC SENAC e Ricardo Adriano Sass (PP) solicitou a pavimentação de via do Bairro São Joaquim.

Em virtude do Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio, em continuidade à reflexão a meios de prevenção ao suicídio, a Tribuna Popular foi utilizada pelo Psicólogo Douglas Borges que falou sobre fatores de risco associados ao suicídio, incluindo elementos internos externos, impactos da mídia e orientações de abordagem de maneira apropriada. O psicólogo, que possui conhecimento e experiência profissional no assunto, comentou sobre o impacto das notícias relacionadas ao tema em indivíduos emocionalmente fragilizados, destacando a possibilidade de indução a atos repetitivos devido a interpretações inadequadas dessas informações. Ele também observou que 50% das pessoas que cometeram suicídio já haviam tentado anteriormente e enfatizou a importância de abordar o assunto com conhecimento e respeitando as diretrizes da Associação Brasileira de Psiquiatria dedicadas à imprensa. Ele citou exemplos de lugares onde essas recomendações não foram seguidas e os índices aumentaram significativamente. O psicólogo ressaltou que as notícias divulgadas pela imprensa ou compartilhadas em redes sociais geram engajamento e podem contribuir para o aumento desses casos. Portanto, ele enfatizou a necessidade de conscientização da sociedade como um todo, incluindo o poder executivo, legislativo, órgãos públicos e privados, imprensa, instituições e cidadãos comuns. Todos devem ter um compromisso responsável em relação a essa causa em nosso Município. Um enfoque dedicado à causa pode orientar esforços para promover a saúde mental. Douglas citou a cartilha de recomendação da Associação lembrando a forma cuidadosa séria e responsável que o tema pede.

Os Vereadores Clodoaldo Cleverson Goetz (PV), Alex de Anastácio (PSD) e André Cristiano Henik (SDD) fizeram uso da palavra no Grande Expediente. Alex e Clodoaldo falaram a respeito de proposições de suas autorias, as moções de aplausos acolhidas durante a Sessão. André abordou o assunto iluminação pública e o contrato feito com a Empresa de prestação de serviços a qual vem sendo cobrada pela Câmara Municipal.

Em segunda discussão foram aprovados os Projetos de Lei:
– Em unanimidade: PL 20/2023 que dispõe sobre a instalação do botão de pânico nos estabelecimentos públicos e privados de ensino em União da Vitória; e PL 25/2023 que dispõe sobrea a criação do Programa de Capacitação sobre o transtorno do espectro autista – TEA no Município de União da Vitória – Paraná.
– Com votos contrários dos Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) e Thays Bieberbach (PT), PL 24/2023 que autoriza o Executivo Municipal a instituir a disciplina de educação financeira no 5.o ano do Ensino Fundamental.

Requerimentos acolhidos pelos EDIS durante a Sessão Ordinária foram de autoria dos Vereadores: Júlio Adilson Pires Filho (PP) e Valdecir José Ratko (UNIÃO) para que seja incluído o tema combate ao suicídio nos planos de comunicação anual de mídia e como regra sejam revistas anualmente as necessidades do Instituto União Pró-Vida. Alex de Anastácio (PSD) e José Gilso Lenczuk (PL) para que seja feito um cadastro municipal dos trabalhadores de reciclagem e uniforme caracterizando-os.

As homenagens da Câmara Municipal foram feitas através das moções de aplausos com autoria dos Vereadores: Thays Bieberbach (PT) que reconheceu e parabenizou alunos e professores do Colégio Estadual José de Anchieta pela 40.a jornada de foguetes e 17.a Mostra Brasileira de Foguetes – MMBFOG. Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) homenageou o Clube de Desbravadores Ômega e Clube Sentinelas de Órion de São Cristóvão. Alex de Anastácio (PSD) propôs a moção de aplausos à Equipe da UBS do Bairro Limeira, SAMU e Corpo de Bombeiros pelo atendimento dos profissionais em ocorrência de acidente de trabalho no dia 15 de setembro e à Semana Farroupilha 2023 do CTG Fronteira da Amizade.

As moções de pesar foram pelo falecimento do Sr. Carlos Egon Ihlenfeld ilustre membro da comunidade e um dos primeiros fotógrafos da região e da Sra. Anita Wahl Caldas que participou de diversas pastorais incluindo a Pastoral da Criança, da Saúde e Legião de Maria.

O Pequeno expediente foi utilizado pelos Vereadores Thays Bieberbach (PT), José Gilso Lenczuk (PL), Alex de Anastácio (PSD) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) o assunto mais mencionado foram as homenagens ao Corpo de Bombeiros, SAMU e UBS.

O Presidente da Casa Legislativa, Valdecir José Ratko (UNIÃO) encerrou a Sessão mencionando as cobranças que a Câmara Municipal vem fazendo para melhorar a iluminação de União da Vitória.  Os EDIS aprovaram em unanimidade o Requerimento proposto pelo Presidente Vereador Valdecir Ratko em parceria com o primeiro secretário, Vereador André Cristiano Henik, que solicita ao Executivo Municipal para que encaminhe o responsável para prestar esclarecimentos a respeito da iluminação pública com ênfase no contrato nº 340 celebrado em 28/12/2020 com a Empresa IP Foco Concessionária de iluminação pública de União da Vitória SPE S/A. O Presidente, Vereador Ratko também salientou questões divulgadas em redes sociais a respeito das eleições do próximo ano, comentando que quem ocupa-se em pensar nas próximas eleições, acaba não fazendo sua obrigação diária, que é trabalhar.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de União da Vitória