Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 27ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIÃO DA VITÓRIA ÀS CLARAS E RECOMENDAÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

27ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIÃO DA VITÓRIA ÀS CLARAS E RECOMENDAÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

As indicações ficaram por conta dos Vereadores: André Cristiano Henik (SDD) e Júlio Adilson Pires Filho (PP) que solicitaram a recuperação do piso e da iluminação da Ponte Machado da Costa (Ponte de Ferro). José Gilso Lenczuk (PL) indicou a necessidade de pavimentação em via do Bairro São Luís; Waldir Luiz Cortellini (PSB) pediu a pavimentação em via do Bairro São Joaquim e a desobstrução de tubos na Colônia Trabuco. Alex de Anastácio (PSD) solicitou melhorias na sinalização em frente ao SESC SENAC e Ricardo Adriano Sass (PP) solicitou a pavimentação de via do Bairro São Joaquim.

Em virtude do Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio, em continuidade à reflexão a meios de prevenção ao suicídio, a Tribuna Popular foi utilizada pelo Psicólogo Douglas Borges que falou sobre fatores de risco associados ao suicídio, incluindo elementos internos externos, impactos da mídia e orientações de abordagem de maneira apropriada. O psicólogo, que possui conhecimento e experiência profissional no assunto, comentou sobre o impacto das notícias relacionadas ao tema em indivíduos emocionalmente fragilizados, destacando a possibilidade de indução a atos repetitivos devido a interpretações inadequadas dessas informações. Ele também observou que 50% das pessoas que cometeram suicídio já haviam tentado anteriormente e enfatizou a importância de abordar o assunto com conhecimento e respeitando as diretrizes da Associação Brasileira de Psiquiatria dedicadas à imprensa. Ele citou exemplos de lugares onde essas recomendações não foram seguidas e os índices aumentaram significativamente. O psicólogo ressaltou que as notícias divulgadas pela imprensa ou compartilhadas em redes sociais geram engajamento e podem contribuir para o aumento desses casos. Portanto, ele enfatizou a necessidade de conscientização da sociedade como um todo, incluindo o poder executivo, legislativo, órgãos públicos e privados, imprensa, instituições e cidadãos comuns. Todos devem ter um compromisso responsável em relação a essa causa em nosso Município. Um enfoque dedicado à causa pode orientar esforços para promover a saúde mental. Douglas citou a cartilha de recomendação da Associação lembrando a forma cuidadosa séria e responsável que o tema pede.

Os Vereadores Clodoaldo Cleverson Goetz (PV), Alex de Anastácio (PSD) e André Cristiano Henik (SDD) fizeram uso da palavra no Grande Expediente. Alex e Clodoaldo falaram a respeito de proposições de suas autorias, as moções de aplausos acolhidas durante a Sessão. André abordou o assunto iluminação pública e o contrato feito com a Empresa de prestação de serviços a qual vem sendo cobrada pela Câmara Municipal.

Em segunda discussão foram aprovados os Projetos de Lei:
– Em unanimidade: PL 20/2023 que dispõe sobre a instalação do botão de pânico nos estabelecimentos públicos e privados de ensino em União da Vitória; e PL 25/2023 que dispõe sobrea a criação do Programa de Capacitação sobre o transtorno do espectro autista – TEA no Município de União da Vitória – Paraná.
– Com votos contrários dos Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) e Thays Bieberbach (PT), PL 24/2023 que autoriza o Executivo Municipal a instituir a disciplina de educação financeira no 5.o ano do Ensino Fundamental.

Requerimentos acolhidos pelos EDIS durante a Sessão Ordinária foram de autoria dos Vereadores: Júlio Adilson Pires Filho (PP) e Valdecir José Ratko (UNIÃO) para que seja incluído o tema combate ao suicídio nos planos de comunicação anual de mídia e como regra sejam revistas anualmente as necessidades do Instituto União Pró-Vida. Alex de Anastácio (PSD) e José Gilso Lenczuk (PL) para que seja feito um cadastro municipal dos trabalhadores de reciclagem e uniforme caracterizando-os.

As homenagens da Câmara Municipal foram feitas através das moções de aplausos com autoria dos Vereadores: Thays Bieberbach (PT) que reconheceu e parabenizou alunos e professores do Colégio Estadual José de Anchieta pela 40.a jornada de foguetes e 17.a Mostra Brasileira de Foguetes – MMBFOG. Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) homenageou o Clube de Desbravadores Ômega e Clube Sentinelas de Órion de São Cristóvão. Alex de Anastácio (PSD) propôs a moção de aplausos à Equipe da UBS do Bairro Limeira, SAMU e Corpo de Bombeiros pelo atendimento dos profissionais em ocorrência de acidente de trabalho no dia 15 de setembro e à Semana Farroupilha 2023 do CTG Fronteira da Amizade.

As moções de pesar foram pelo falecimento do Sr. Carlos Egon Ihlenfeld ilustre membro da comunidade e um dos primeiros fotógrafos da região e da Sra. Anita Wahl Caldas que participou de diversas pastorais incluindo a Pastoral da Criança, da Saúde e Legião de Maria.

O Pequeno expediente foi utilizado pelos Vereadores Thays Bieberbach (PT), José Gilso Lenczuk (PL), Alex de Anastácio (PSD) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) o assunto mais mencionado foram as homenagens ao Corpo de Bombeiros, SAMU e UBS.

O Presidente da Casa Legislativa, Valdecir José Ratko (UNIÃO) encerrou a Sessão mencionando as cobranças que a Câmara Municipal vem fazendo para melhorar a iluminação de União da Vitória.  Os EDIS aprovaram em unanimidade o Requerimento proposto pelo Presidente Vereador Valdecir Ratko em parceria com o primeiro secretário, Vereador André Cristiano Henik, que solicita ao Executivo Municipal para que encaminhe o responsável para prestar esclarecimentos a respeito da iluminação pública com ênfase no contrato nº 340 celebrado em 28/12/2020 com a Empresa IP Foco Concessionária de iluminação pública de União da Vitória SPE S/A. O Presidente, Vereador Ratko também salientou questões divulgadas em redes sociais a respeito das eleições do próximo ano, comentando que quem ocupa-se em pensar nas próximas eleições, acaba não fazendo sua obrigação diária, que é trabalhar.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de União da Vitória

Veja Também

12ª SESSÃO ORDINÁRIA

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), para avaliação de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *