Comerciantes e vereadores já se posicionaram contra a implantação da ciclofaixa na avenida central do Município
Foi realizada na manhã desta terça-feira (27), às 11h, no plenário da Câmara Municipal, uma reunião entre comerciantes, vereadores e o secretário de Planejamento, Clodoaldo Cleverson Goetz. Na pauta, a implantação de ciclofaixa na avenida Manoel Ribas. Parlamentares convocaram reunião a pedido dos próprios comerciantes, contrários a essa medida.
Adriana Apostolopoulou, comerciante, foi quem reuniu a classe. Segundo ela, o intuito dessa reunião foi o de fazer a Prefeitura ouvir os principais interessados no projeto, os comerciantes.
“Somos os principais afetados com essa mudança na Manoel Ribas, caso aconteça. Nós comerciantes, estivemos ontem (26), aqui ao final da sessão, para pedir aos nossos vereadores que marcassem essa reunião com a Prefeitura, pois somos totalmente contra e queríamos expôr nossas opiniões aos devidos responsáveis”, explica.
Adriana relata que uma ciclofaixa na avenida faria o movimento do comércio diminuir, e por consequência, acarretaria em prejuízos aos comerciantes, entre outros problemas.
Na explanação, Goetz deixou claro que no projeto inicial da Prefeitura, a ciclofaixa seria implantada desde a saída da ponte do Arco até a rua Salgado Filho, e em nenhum momento foi dito ou projetada ciclofaixa em toda a Manoel Ribas, como até mesmo os comerciantes assim pensavam.
“Muito se falou em ciclofaixa em toda a Manoel Ribas, porém, em nosso projeto inicial, consta apenas a implantação desde a ponte do Arco até a Salgado Filho. Nesse contexto, a Prefeitura fez uma pesquisa em sua rede social, com a abordagem dessa possibilidade, ciclofaixa em toda extensão da avenida, porém, foi apenas uma breve consulta, nada definitivo ou projetado”, esclarece.
O secretário relata que há uma Lei Municipal que diz, que o Município deve implantar ciclofaixas na área central, e que é a favor da ciclofaixa na avenida, mas que a partir da retificação dos comerciantes, o projeto será levado até o prefeito Santin Roveda e uma audiência pública poderá ser realizada. Garantiu também, que por enquanto, nenhuma atividade será feita pela Prefeitura na Manoel Ribas e que na semana que vem, novas informações referente ao projeto serão colocadas à disposição da população e, é claro, aos interessados.
A reunião teve a participação de aproximadamente 20 comerciantes e da Polícia Militar. Joarez Tica, Ricardo Sass, Gilmar Pogogelski, Cesar Empinotti, Valdecir Ratko e Alandra Roveda foram os parlamentares que acompanharam a discussão.
Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial