Preocupados com a questão de segurança pública da cidade, todos os vereadores assinam o Requerimento Nº 46/2019. O texto sugere um estudo para a criação de uma escola de formação de policiais militares do Estado do Paraná no município. A ideia seria acolher 90 alunos.
Na Justificativa, os parlamentarem lembram a recente participação do Comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, o tenente coronel Renato dos Santos Taborda. Na ocasião, ele mostrou números e confirmou um déficit de pessoal no Batalhão. Atualmente, a corporação conta com efetivo de 172 policiais, mas a ideia original, na formação do Batalhão, era de um elenco de 350 homens.
“Número esse que viria a suprir a demanda da região de competência da entidade. Entretanto, trabalhando com menos da metade do que havia sido previsto, o Batalhão ainda sim se desdobra para poder atuar de forma a atender todas as demandas da sociedade”, diz a redação do Legislativo.
Com dois anos e dez meses de criação, conforme o comandante, mas de 33 mil ocorrências foram atendidas, 1.600 prisões em flagrantes registras e mais de 76 mil atendimentos pelo 190. “Além dos trotes, que foram 16.256”, completou na sessão do dia 18 de outubro, o tenente coronel. Além do trabalho especifico da Polícia, o Batalhão ainda presto auxilio aos pedidos do Judiciário, da Polícia Civil e também da prefeitura. “Atuamos neste controle do consumo da bebida, apoiamos as ações da Companhia de Habitação, nas reintegrações de posse e até na segurança das festas que acontecem nos municípios que atendemos”, falou o comandante.
“A maneira como a Polícia Militar trabalha em União da Vitória e demais cidade, mesmo diante de inúmeras dificuldades, é condizente com a honradez e sacrifício que guiam os valores da lendária Polícia Militar do Estado do Paraná. Independente das intempéries, a instituição provê aos cidadãos todo ao auxilio necessário”, encerrou a Justificativa.
O Requerimento foi aprovado e agora segue os cainhos legais, chegando até as autoridades militares.
Foto: Arquivo\CMUVA