Home / Projetos / Associação União de Karatê recebe título de Utilidade Pública

Associação União de Karatê recebe título de Utilidade Pública

Os Jogos de Tóquio de 2020 vão contar, pela primeira vez, com o Karatê entre as modalidades esportivas. O anúncio foi feito em 2016, notícia que entrou com alegria no coração dos atletas de todo o País.

Em União da Vitória, a ‘subida’ da prática credencia ainda mais o trabalho desenvolvido pelas academias, preparadores e em especial, pelo time da Associação União da Karatê. O grupo, liderado pelo sensei Waldemiro Parastchuk Junior, existe desde 2007. Ao longo do caminho, já teve várias sedes como endereço, embora suas raízes fiquem no bairro Rio d’Areia: a entidade nasceu no já extinto programa Jovem Cidadão.

Reformulada, mas sem perder a essência social – a União de Karatê atende somente crianças e adolescentes carentes – a entidade vem crescendo e na semana passada, comemorou mais um degrau. Na sessão do dia 18, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei Ordinária  nº 28/2019, de autoria do presidente da Casa, Ricardo Sass, que ‘declara a Utilidade Pública’ da Associação. Na prática, o título reconhece o objetivo social da entidade e permite, a partir de agora, que ela se inscreva em editais para a obtenção de recursos públicos.

Conforme Sass, a ideia é valorizar o papel voluntário dos envolvidos e garantir que os atletas disputem campeonatos e participem de capacitações, por exemplo. Sem recurso, isso seria inviável.

“Sem a ajuda, para campeonatos, despesas de viagens e alimentação, é complicado. Não é fácil pedir no semáforo, em dia de chuva, de sol. Não é fácil fazer pastelada”, comenta Wlademiro.

Conforme o sensei, cada viagem para campeonato exige o investimento de, em média, R$ 150 por aluno.

“Só treinar o atleta, é bacana. A competição, além de as crianças estarem indo para algo novo, conhecer crianças e interagir, faz com que os atletas aprendam e respeitam as regras da competição”.

Após a aprovação na Câmara, Wlademiro já tem novos planos. Entre eles, está o reconhecimento da Associação como Utilidade Púbica no Estado e a nível Federal.

SERVIÇO

A Associação União de Karatê funciona na Avenida Marechal Deodoro, 947, próximo da Uniuv. Para participar, é preciso ter frequência escolar, ser aluno da rede pública e boas notas.

Fotos: Assessoria CMUVA