Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 11ª SESSÃO ORDINÁRIA

11ª SESSÃO ORDINÁRIA

As Indicações partiram da iniciativa dos vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para que seja iniciado um processo de limpeza interna e externa do cemitério no Cemitério do Distrito de São Cristóvão e para instalação de lixeiraa em via do Bairro Monte Castelo. Ednilson de Godoy (DC) para melhorias na estrada municipal da Colônia Correntes e em parceria com o Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), a realocação da Associação de Deficientes Visuais do Vale do Iguaçu – ADEVIVI. O Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) também solicitou o asfaltanmento da Rua Josão Leonardi no Bairro Bom Jesus e André Cristiano Henik (DC) pediu para que o DER seja oficiado para executar a repintura de faixa para pedestres em frente da Unidade Básica de saúde do Bairro Nossa Senhora da Salete, O Vereador José Pedro Walck (PSD) solicitou para que seja colocada em vigor a Lei Municipal 4756/2018 que institui o Programa de Adoção de Praças Públicas e de Esportes, canteiros de vias e áreas verdes e dá outras providências.

O Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) utilizou a palavra no Grande Expediente explorando principalmente a obra que acontece no Morro do Cristo, Projeto este que passou pela Câmara de Vereadores em União da Vitória no ano de 1966. Cordovan Neto relembrou toda a história referente a construção do Morro do Cristo, aprovado na Câmara, e através da Lei 559/66 autorizou o Municipio construir a imagem do Sagrado Coração de Jesus, inaugurado em 8 de junho de 1968. Cordovan Neto parabenizou os envolvidos na obra pelo olhar turístico, o que atrai segundo ele mais de 40 mil pessoas durante o ano. O Vereador Cordovan lembrou ainda o empenho dele e dos Vereadores Ratko, André, Anderson, Pires, Alandra e Godoy em 2020 que solicitaram a reforma da escadaria do Morro do Cristo, o que agora está acontecendo de forma inusitada, a escadaria de 219 degraus, a qual pprovavelmente estava lá desde 1966 segundo ele, está recebendo uma belíssima obra em mosaico, ” o maior mosaico em escadaria do Brasil será o de União da Vitória”, além do café e mirante que estão sendo construídos. Com isso, a estimativa é atrair mais de 100 mil turistas durante o ano, segundo o vereador.

Em 2.a discussão foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei 8/2024 que dispõe sobre a forma de amortização do déficit técnico atuarial que o Município de União da Vitória tem junto ao RPPS Municipal para o exercício financeiro de 2024 e PL 9/2024 que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento geral do exercício financeiro de 2024, com recursos de anulação.

Os Requerimentos foram de autoria dos Vereadores Ednilson de Godoy (DC) e Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) que solicitaram a busca de viabilização de veículo tipo Van para a Associação de Deficientes Visuais ADEVIVI. Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) reveindicou obras para a revitalização do Centro Comunitário do Bairro Rio D´Areia e José Pedro Walck (PSD) sugeriu alterações na Lei Complementar de n.o 10/2012 e do Decreto de n.o 99/2012 para utilização do frontal das lojas do comércio.

Moção de Aplausos acolhida por todos os Vereadores foi proposta pelo Vereador Ednilson de Godoy (DC), que sugeriu a homenagem ao Programa do Setor de Apoio Humanitário promovido pela 2.a Companhia do 3.o batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina, Porto União, pelos serviços prestados à comunidade. O trabalho iniciou em 21 de julho de 2020, sendo um farol de esperança e solidariedade, oferecendo assistência crucial a indivíduos em situação de vulnerabiliodade social em Santa Catarina e no Estado do Paraná. Através do empréstimo de equipamentos ortoédicos essenciais e distribuição de ítens básicos como cestas básicas, kits de higiene, roupas, fraldas descartáveis e até ração para animais em situação de maus-tratos; o que vêm impactado muito positivamente a vida de centenas de famílias que precisam. O Setor Humanitário auxilia não apenas famílias de União da Vitória e Porto União mas também, municípios vizinhos. O Banco humanitário do setor conta atualmente com 330 aparelhos cadastrados, o que altera a qualidade de vida de tantas famílias que precisam em momentos de dificuldades. A Rádio Educadora Uniguaçu também foi homenageada pelo seu aniversário, a Rádio completou 6 anos de trabalho na área de comunicação e cultura na região.

Os Vereadores que utilizaram a palavrea no pequeno expediente foram: Anderson Cripa Luis Cardoso, Cordovan Frederico de Melo Neto, Ednilson de Godoy e José Pedro Walck.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação
Câmara Municipal de União da Vitória

 

 

Veja Também

16ª SESSÃO ORDINÁRIA

As indicações ficaram por conta dos Vereadores: André Cristiano Henik (DC), que solicitou a manutenção …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *