Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 13ª SESSÃO ORDINÁRIA

13ª SESSÃO ORDINÁRIA

As Indicações da noite ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) que solicitou reparos em via do Bairro São Basílio Magno a inclusão no programa de asfalto o final da Rua Carlos Cavalcante; Júlio Adilson Pires Filho (PP) pediu reforço no policiamento, principalmente no período noturno, na praça Coronel Amazonas; André Cristiano Henik (SDD) reforma no prédio e toda a estrutura existente na Unidade básica de saúde do bairro São Brás e implementação do pronto atendimento infantil (PAI) em nosso município; e Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) pediu a manutenção na Rua Estefano Makiak, no Bairro São Joãquim, especificamente na parte que dá acesso a BR 476.

O Grande Expediente foi utilizado por Thays Bieberbah (PT) e André Henik (SDD). Thays falou sobre a situação precária das estradas do interior, a falta de transporte coletivo nestas áreas, dificuldade de horários e até ausência do serviço lembrando dos esforços dos colegas Pires, André e Cortellini que vivem cobrando providências neste sentido. A Vereadora Thays ressaltou que o aumento das tarifas do transporte coletivo não é da Câmara, e sim da TCI Transportes e que os Vereadores farão uma reunião com a Empresa prestadora do serviço em busca de melhorias na prestação do serviço. André Henik falou sobre a saúde, exemplificando com casos de surtos de gripe, bronquite e sinusite nas crianças, aumento da referida demanda com pais preocupados com seus filhos e pediatras que fazem rodízio de serviço com postos de saúde para atender todos que precisam. André falou sobre o Projeto PAI que atende crianças de 0 a 14 anos e será implantado o quanto antes em União da Vitória. O Vereador falou do seu sucesso na busca da verba para a viabilização da estrutura onde irá se realizar o Projeto, no valor de mais de R$ 300 mil reais, na construção da obra para o PAI, anexo ao UPA em União da Vitória.

Por unanimidade dos EDIS foram aprovados:
Em votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2022, que declara de utilidade pública municipal a Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas.
Em 2ª discussão o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2022 de autoria do Executivo que dispõe sobre alteração da Lei Municipal 3628/2008, onde  valor anual da taxa de administração será de 0,40% aplicados sobre o somatório da remuneração de contribuição de todos os servidores vinculados ao RPPS apurado no exercício financeiro anterior.
Em 1ª discussão o Projeto de Lei Ordinária nº 4/2022 que institui o Programa Apoio a Mulher, destinado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar em situação de vulnerabilidade socioeconômica em União da Vitória. Thays pediu o apoio dos colegas reconhecendo que há muito se fazer para que as políticas públicas saiam do papel e que o Projeto venha para fortalecer este segmento. Emerson Lourenço parabenizou a colega.

Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) que solicitou a divulgação da questão da iluminação pública aos Munícipes, Alex comentou lembrando que a Cidade toda precisa estar iluminada para a segurança da população. Ednilson de Godoy (PV) pediu a fiscalização dos bicicletários instalados em cima dos passeios, e outros ainda em cima do piso tátil, Godoy comentou que essa é apenas uma das barreiras que impedem pessoas com deficiência de ir e vir, tendo em vista que as leis existentes precisam ser colocadas em prática; Anderson lembrou das bicicletas deixadas em locais impróprios atrapalhando e pedindo a fiscalização e Ratko foi ainda mais além, lembrando que a calçada é para ser utilizada pelo pedestre que precisa do livre acesso e a fiscalização para este é necessária. Thays Bieberbach (PT) e Celso Carlos Rocha (MDB) pediram a limpeza dos bueiros na estrada sentido Comunidade Fortaleza e Faxinal dos Marianos. Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) pediu a reestruturação e manutenção do portal de entrada de nosso Município localizada próxima ao prédio do DETRAN.

A Palavra Livre foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD), Waldir Luiz Cortellini (PSB), Thays Bieberbach (PT), Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Ednilson de Godoy (PV), Anderson Cardoso (PROS), Valdecir Ratko (UNIÃO) e Celso Rocha (MDB) e o principal assunto foi em relação a cobrança da Empresa fornecedora do transporte público municipal. Godoy falou sobre a ausência de plataformas de elevação para transporte de cadeirantes, pessoas com deficiência e mães com carrinhos de bebês. Emerson atribuiu a culpa dos problemas nas estradas às gestões anteriores que não planejaram-se e hoje não existe maquinário suficiente e adequado para as obras. Anderson comentou que esteve junto ao Presidente Cordovan Frederico de Melo Neto na Empresa que presta o serviço e comentou ser necessário avaliar os dois lados, sendo que o último reajuste aconteceu em dezembro de 2018, que com a pandemia muitos desafios foram enfrentados com um levantamento em mãos da Empresa, onde citava despesas para a prestação de serviço aos usuários.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória

Veja Também

CÂMARA DE VEREADORES REPROVA CONTAS DO EXECUTIVO DE 2019

As Indicações foram de autoria dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para inclusão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *