Home / Notícias / 15ª SESSÃO ORDINÁRIA – APROVADO PROJETO RELACIONADO À SEGURANÇA DO USUÁRIO DE TRANSPORTE PÚBLICO NO MUNICÍPIO

As Indicações da noite ficaram por conta dos Vereadores: Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para instalação de lixeiras no anel central do Município e manutenção de suportes das árvores plantadas na Av. Manoel Ribas. Alex de Anastácio (PSD) solicitou para inclusão de via do Bairro Cristo Rei no programa de asfaltamento e Ednilson de Godoy (PV), a pintura de vaga prioritária para pessoas com deficiência em localidade central do Município.

Foram votados e aprovados por unanimidade os Projetos de Lei:
Segunda discussão: 6/2022 que dispõe sobre o desembarque de mulheres, idosos e pessoas com deficiência no transporte público em União da Vitória, em locais diversos dos pontos de paradas regulares, os pontos de ônibus, em local que eles mesmos indiquem. No Projeto, esse formato de desembarque será permitido a partir das 21h e vai até às 6h do dia seguinte e deve acontecer no trajeto regular da linha, desde que em local permitido para o estacionamento do veículo. Também em segunda discussão por unanimidade foi aprovado o Projeto 19/2022 que dispõe sobre alteração no art. 2.o da Lei Municipal N.o 4677, de 30 de maio de 2017 que, trata a respeito da inclusão de Associações sem fins lucrativos, expandindo o rol de beneficiários incentivando a receita municipal com desenvolvimento turístico, comercial e prestação de serviços ao Município, atendendo assim o interesse público e maior oferta ao Programa Fomento Industrial com respeito à sustentabilidade ambiental.
Em primeira discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto  9/2022 que denomina a Rua do Loteamento Furlan de Dr. Zani Farah e o Projeto de Lei 12/2022 que denomina Claudinei Alexandrino Pereira – CAU a Mini Arena no Bairro Rio D`Areia.

Os Requerimentos foram propostos pelos Vereadores: Ednilson de Godoy (PV) e Cordovan Melo Neto (PP) para implantar no Município o Bolsa Atleta e Auxílio Atleta. Godoy e Cordovan Neto comentaram a importância do Requerimento, lembrando que deram ideias e modelo para a montagem do Projeto, lembrando que o Requerimento já havia sido proposto e foi o de número 1 na primeira Sessão da Casa de Leis em 2021, e desde então aguardam retorno, e solicitaram atenção especial do Executivo sobre o assunto. Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) pediu a implantação de plantão no atendimento odontológico de urgências e emergências na UPA; Alex de Anastácio (PSD), a isenção de IPTU para Associações sem Fins Lucrativos e Thays Bieberbach (PT) solicitou ao Executivo os motivos que fundamentam a não retomada da linha na Serra da Esperança e no período noturno na linha do Rio Vermelho.

As Moções propostas foram: Aplausos ao Sr. Dago Woehl pelo diferenciado trabalho que envolve turismo e cultura em nosso Município e Pesar, pelo falecimento do Sr. Carlos Dalmaz, empresário do ramo madeireiro que foi vereador na Casa de Leis de União da Vitória em 1977.

Fizeram uso da Palavra Livre os Vereadores: Alandra Roveda, Anderson Cripa Luis Cardoso e Alex de Anastácio. Alandra e Anderson comentaram sobre a visita que fizeram junto aos Vereadores Cordovan Neto, Adilson Pires, Godoy e André ao 27.o Batalhão da Polícia Militar. Alandra comentou a importância de ouvir o que a população fala nas ruas, os problemas que existem junto à falta de efetivos policiamentos nas ruas, pois, quando os mesmos são enviados ao Município, os mesmos são divididos na região e acabam ficando poucos na cidade. As reclamações de pequenos furtos são constantes, assim a Vereadora pediu ao Governo do PR estar atento e envie um número maior contemplando a região com patrulhas de campo. Alandra também agradeceu a segunda discussão e votação favorável e unanime do Projeto 6/2022 de sua autoria, e agradeceu a presença do Dr. Luciano Linhares, grande amigo do falecido advogado Dr. Zani Farah, que acompanhou a aprovação da primeira discussão do Projeto de sua autoria 9/2022 que denomina Rua do loteamento Furlan de Dr. Zani Farah.

Em votação única em Sessão Extraordinária, foi aprovado por unanimidade o Projeto 13/2022, que dispõe sobre reposição salarial dos servidores efetivos do Poder Legislativo em União da Vitória e o Projeto de Resolução 1/2022 que dispõe sobre alteração na resolução 1/2019.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória