Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 19ª SESSÃO ORDINÁRIA – TURISMO PARA UNIÃO DA VITÓRIA E REGIÃO

19ª SESSÃO ORDINÁRIA – TURISMO PARA UNIÃO DA VITÓRIA E REGIÃO

Na noite de 14 de junho de 2021 aconteceu a 19ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, que devido aos cuidados para não transmissão do Covid-19, aconteceu fechada ao público presencial e foi transmitida ao vivo pelo site da Câmara.

Em virtude ao Dia do Turista, a Tribuna Popular recebeu a visita da Sra. Daiane Scolaro, Presidente da ATEMA, Associação de Turismo e Meio Ambiente. Daiane salientou os diversos Projetos em andamento assim como o Visite União que visa atrair o turismo para o Município que beneficiará desde o pequeno produtor até grandes empresas. No formato turístico Daiane mostrou os Projetos em andamento que abrange os municípios da Amsulpar que fazem parte da Região Turística detalhando os atrativos de cada um incluindo o turismo de inverno tendo em vista General Carneiro que tem uma das temperaturas mais baixas do RT, Região sul do Paraná e o turismo da natureza incluindo o cicloturismo e exploração do Rio Iguaçu através de trilhas, passeios com a visitação das muitas cachoeiras da Região e esportes aquáticos. Projetos muito bem organizados e estratégicos tendo uma estratégia de marketing beneficiando a região, o que serve de incentivo a toda população. À pequeno prazo existe uma caminhada ecológica que era prevista para abril, porém, devido à pandemia, foi prorrogada e tem previsão para acontecer em outubro, dependendo das circunstâncias dos efeitos do Covid-19. Ao final da fala, a Vice-Presidente da Mesa Alandra Roveda (PL) agradeceu a importante presença de Daiane e lembrou do incentivo necessário aos esportes aquáticos e incentivo à pesca esportiva lembrando do peixe Dourado, uma das preciosidades encontradas na Região. Daiane reforçou a importância lembrando ainda que os Projetos não beneficiam somente grandes empresários, como donos de redes de hotéis, mas o pequeno produtor, donos de pousadas, farmácias ou sorveterias, uma vez que o turista vêm à Região ele desfrutará da cadeia inteira que forma a cultura local.

Entradas para os trabalhos da Casa de Leis:
– Da Vereadora Alandra Roveda (PL) a emenda aditiva ao Projeto n. 22/2021 que dispõe sobre doação de materiais de construção para reformas à famílias de baixa renda. A emenda aditiva diz que serão disponibilizados em página na internet a listagem dos doadores, inscritos e contemplados, visando assim total conhecimento, acompanhamento e transparência à população.
– Dos Vereadores Valdecir José Ratko (DEM), Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) e Ednilson de Godoy (PV), Projeto 21/2021 instituindo o Dia Municipal de Conscientização do Autismo;
– Do Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto e Waldir Luiz Cortellini (PSB) o Projeto 22/2021 para a denominação de Jairão, João Luiz de Paula, para a arquibancada do Estádio Álvaro Randon em São Cristóvão;
– Da Vereadora Thays Bieberbach (PT) Projeto 23/2021 para instituir Programa Municipal de conscientização e prevenção em combate ao Covid-19 e suas variantes.

Indicações
Para Programas de Asfalto foram solicitados pelo Vereador Ednilson de Goodoy (PV) no Bairro São Joaquim, Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) em duas Ruas do Bairro São Bernardo, do Vereador José Pedro Walck (PSD) para o Bairro Nossa Senhora da Salete. O
Vereador Adilson Pires Filho (PP) solicitou sinalização de trânsito indicando a presença de ciclistas e bebedouros no sentido União da Vitória/ Paula Freitas, já que o trajeto é muito explorado por ciclistas para passeio e prática frequente de esporte. O Vereador Pires também indicou para o Prefeito buscar recursos através do Deputado Emerson Bacil para aquisição de equipamentos para UNESPAR Campus União da Vitória para o Centro de Pesquisas e extensão em aquacultura. O Vereador André Cristiano Henik (SDD) e Ednilson de Godoy (PV) apontaram melhorias na sinalização e trânsito dos Conjuntos Habitacionais Horst Waldraf I e II; e a Vereadora Alandra Roveda Grando (PL) indicou a construção de um Centro Comunitário no Bairro Ponte Nova e também a reestruturação do CEMEI no Bairro São Gabriel, visto que será necessário atender a demanda que virá após a pandemia do Covid-19.
O Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) fez uso do Grande Expediente dando ênfase a responsabilidade de donos de terrenos baldios que ficam sem cuidados e acabam sendo focos de insetos e animais causando danos à saúde e riscos à população, servindo de espaço muitas vezes à indivíduos mal intencionados. Anderson lembrou as normas que devem ser seguidas aos Munícipes, assim como a limpeza dos terrenos a necessidades de muros, grades e circunstância aos passeios e calçadas que devem servir aos pedestres garantindo suas seguranças e solicitou a fiscalização com execução da Lei para quem a descumpre, visando assim a segurança e saúde dos munícipes.

Requerimentos
– Os Vereadores Valdecir José Ratko (DEM), Celso Carlos Rocha (MDB), Ednilson de Godoy (PV), José Pedro Walck (PSD), Sidnei Lorensini (PSD) e Waldir Luiz Cortellini (PSB) solicitaram recursos para aquisição de veículos para a Secretaria Municipal de Saúde da Família. O Vereador André Cristiano Henik (SDD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) solicitaram a situação atual da fiscalização municipal tendo em vista os terrenos baldios, imóveis desocupados, calçadas e passeios interrompidos. A grande maioria dos Vereadores fez coro ao requerimento, reforçando a necessidade de fiscalização e responsabilidade por conta do munícipe e também da Prefeitura para manter a Cidade limpa e segura.
– Vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), Adilson Pires Filho (PP) e Alandra Roveda (PL) para melhorias nas esquinas das Ruas Bernardina Saldanha Muniz, Rua Café Filho e Mal. Deodoro.
– Do Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) para luminária no Bairro São Sebastião;
– Dos Vereadores Ednilson de Godoy (PV) e Thays Bierberbach (PT) para a criação de uma Casa de Passagem para pessoas que encontram-se nas ruas em risco social.Entre as Moções, foram feitos votos de pesar às famílias dos falecidos da Sra. Gorette Silvério, técnica de enfermagem, Fabiana Forte Huergo veterinária e zootecnista dedicada à causa animal e à Família Ebejer pelo falecimento do Bispo de União da Vitória Sr. Dom Walter Michael Ebejer.Todos os Requerimentos e Moções foram acolhidos em unanimidade pela equipe de Vereadores.
– Da Vereadora Alandra Roveda (PL) para aceleração da vacinação do Covid-19 para profissionais motoristas de veículos pesados.

Fizeram uso do Pequeno Expediente a Vice Presidente da Mesa Alandra Roveda Grando (PL) que salientou a necessidade de vacinação dos caminhoneiros assim como o melhor desempenho e comunicação com a população para a efetivação das vacinas e opção e liberdade do paciente na utilização do tratamento precoce, o qual defende. Thays Bieberbach (PT) falou da necessidade de organização da publicidade e comunicação para a vacinação. José Pedro, Ratko, Godoy, Anderson, André manifestaram-se em relação a diversos tópicos, entre eles o cuidado do município com a limpeza de calçadas e condições do tráfego de pedestres, a lembrança da solução com relação a água pela Sanepar, necessidade de contato direto com o SAMU em caso de emergência, assim como suas solicitações ao Executivo.

O Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto, finalizou a Sessão ressaltando a importância e necessidade da doação de sangue, visto que dia 14 de junho comemorou-se o Dia do Doador de Sangue.

Veja Também

4ª SESSÃO ORDINÁRIA

O ex prefeito Hilton Santin Roveda enviou ofício à Câmara Municipal de União da Vitória …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *