Home / Notícias / 29 ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIÃO PRÓ-VIDA – SETEMBRO AMARELO

29 ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIÃO PRÓ-VIDA – SETEMBRO AMARELO

As Indicações da noite ficaram por conta dos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) apontou a necessidade de podas nas árvores na Rua Frei Policarpo no Bairro São Bernardo e de pavimentação em via do Bairro São Sebastião. Simone Cristine Alves Lourenço (PSD) para construção de quadra de vôlei no Bairro São Sebastião, Alandra Roveda Grando (PL) para estrutura de Unidade básica de saúde no Bairro Bom Jesus; Ednilson de Godoy (PV) para projeto visando a reforma da Capela Mortuária da Associação de Moradores do Bairro Lagoa Dourada, Adilson Pires Filho (PP) para pavimentação asfáltica em via do Bairro São Basílio Magno e para melhorias no Campo de Areia do Bairro São Basílio Magno. Waldir Luiz Cortellini (PSB) solicitou obras em via do Bairro São Sebastião e melhorias na estrada do bairro São Gabriel, patrolamento e colocação de tubos.

Dando continuidade aos discursos referente ao Setembro Amarelo, a Tribuna Popular contou com o discurso do Coordenador da Instituição União Pró-Vida, Sr. Wandirley Gtossklaus. Sr. Wande, como é carinhosamente conhecido na Instituição, falou sobre a história da formação da Instituição no País e em União da Vitória, quem vem fortalecendo e intensificando seu trabalho desde 2017. O trabalho é feito 24horas através de plantões com o revezamento dos voluntários que doam seu trabalho para a Instituição com o único objetivo de salvar vidas através de algo tão simples, a escuta da história de quem precisa falar. Importante salientar que todos os voluntários que trabalham no Instituto recebem as instruções, treinamento adequado e são capacitados, ficando à disposição para todos que quiserem e precisarem conversar, pessoalmente ou através de ligação ou WhatsApp, com atendimento 24horas. Os voluntários Sr. Adolfo Eckel e Sr. Érico Silva do Instituto também estiveram no Plenário. Em entrevista o voluntário Sr. Érico, falou sobre alguns dos sintomas de quem sofre de algum tipo de depressão e como deve proceder. O telefone e whatsapp da Instituição União Pró-Vida que atende União da Vitória, Porto União e municípios vizinhos é 42 9 8890 0279.

O Grande Expediente contou com o discurso dos Vereadores Simone Lourenço e Alex de Anastácio. Simone, entre os assuntos que falou, mencionou algumas necessidades de melhorias na área de saúde dispondo-se a colaborar com ideias e Alex de Anastácio teve como principal motivo a Feira da Mulher Empreendedora, ocorrida dia 10 de setembro contando com a participação de 43 empresas comandadas por mulheres empreendedoras em União da Vitória e Porto União com o objetivo de fomentar, fortalecer e promover as mulheres empreendedoras ou que desejam empreender e fazer com que outras pessoas conheçam seus produtos.

Foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei:
Em 2.a discussão, o Projeto 25/2022 de autoria do Vereador Godoy do PV, que declara de utilidade pública a Associação Clube Atlético União – ACAU, integrantes da Associação estiveram presentes no Plenário e prestigiaram a aprovação da Lei proposta pelo Vereador. Vereadores homenagearam e parabenizaram a Equipe presente.
Também em 2.a discussão foi aproado o Projeto de Lei 22/2022 que denomina de “Jose Oraci Rodrigues Peixoto” a Rua 325 localizada no Bairro Rio D’Areia, o Vereador Celso Rocha (MDB) comentou o Projeto e lembrou quem foi o Sr. José, pessoa de muita qualidade, barbeiro estabelecido em União da Vitória com o Salão do Estudante, na Rua Cruz Machado onde os filhos estão lá até hoje e seguem a mesma profissão do pai.
Em 1.a discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 39/2022 que altera a Lei Municipal N.o 4411/2014 e texto do anexo II da tabela de cargos efetivos, da Lei Municipal N.o 3058/2003.

As Moções propostas foram:
Alandra Roveda (PL) moção de repúdio ao Ministro do STF Luís Roberto Barroso que suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem, criado no Congresso Nacional.
Alandra junto ao Vereador e Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto (PP) propuseram a moção de aplausos a Coordenadoria de Atenção Básica União, que atingiu melhor nota entre os Municípios da Sexta Regional de Saúde no Previne Brasil.
Alex de Anastácio (PSD) propôs a moção de Aplausos pela iniciativa  do Núcleo da Mulher Empreendedora em União da Vitória que realizou a primeira Feira de Negócios e Exposições  do Núcleo da Mulher Empreendedora em União da Vitória no dia 10 de setembro, integrantes do Projeto estiveram presentes e receberam pessoalmente a homenagem.

Fizeram uso do Pequeno Expediente os Vereadores Alandra, Alex de Anastácio, Anderson Cardoso, Celso Rocha, Cordovan Melo Neto, Ednilson de Godoy e Emerson Lourenço.

Os Vereadores elogiaram o trabalho realizado pelas Instituições que se fizeram presentes através de representantes na Sessão e agradeceram suas presenças, Instituição União Pró-Vida, ACAU e o Núcleo da Mulher Empreendedora de União da Vitória.

O Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto enfatizou os agradecimentos finalizando a Sessão e chamando a população para acompanhar a próxima Sessão Ordinária, que acontecerá na próxima segunda-feira dia 19, em horário regimental.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial da Câmara Municipal de União da Vitória