Home / Notícias / 36ª SESSÃO ORDINÁRIA – LEI ORÇAMENTÁRIA 2023 APROVADA POR UNANIMIDADE

36ª SESSÃO ORDINÁRIA – LEI ORÇAMENTÁRIA 2023 APROVADA POR UNANIMIDADE

Nessa segunda-feira aconteceu a Sessão Ordinária, as indicações propostas pelos Vereadores foram: Alex de Anastácio (PSD) pediu a repintura da lombada em via do Bairro São Joaquim, e limpeza em valeta em via no mesmo Bairro; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para reforma do prédio da Associação dos Moradores no Bairro Rio D´Areia e fechamento de valeta nas proximidades da antiga Indústria Miguel Forte,  Waldir Luis Cortellini (PSB) pediu a implantação de placas de sinalização de limite de peso na estrada de acesso ao Rio Vermelho.

A Tribuna Popular foi utilizada pela Munícipe, Sra. Juliana Karine Mendes, que teve como tema de seu assunto a saúde do Município. Juliane discorreu sobre o atendimento fornecido ao seu esposo que necessitou dos cuidados da saúde do município e encontrou diversas falhas. O esposo da Munícipe teve câncer e veio a falecer. A solicitação da viúva e usuária da saúde é melhor atenção e disposição adotando métodos, como o simples, de acompanhamento de prontuário e não somente “apagar o incêndio”. Na última Sessão do Outubro Rosa, a lembrança pela Munícipe citando seu caso, o diagnóstico tardio pode acarretar em perder uma vida, por isso, o melhor olhar pela saúde da população é imprescindível.

Thays Bieberbach (PT) utilizou o Grande Expediente e falou sobre a vitória do candidato do seu partido à Presidência da República.

Em 1ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto 41/2022 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2023 do executivo e dá outras providências.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores: Vice Presidente da Casa, Alandra Roveda que comentou o caso exposto na Tribuna Popular da mãe, esposa e mulher. A Vereadora lembrou o Projeto apresentado por sua autoria, que foi aprovado na Casa de leis, sobre dar maior publicidade aos exames oncológicos serem cumpridos no prazo de 30 dias, conforme Lei Federal, colaborando assim com a urgência de saúde do paciente. O Vereador Ednilson de Godoy (PV) também explorou o assunto lembrando experiências vividas por ele e seus familiares, tanto para consultas, exames e procedimentos quanto para transporte para tratamentos de saúde. Alex de Anastácio usou o Pequeno Expediente também falando sobre o assunto e permitiu a parte a colega Alandra, que lembrou propor um mutirão a fim de colocar em dia solicitações em atraso de exames que aguardam há muito tempo nas filas.

Cordovan finalizou a Sessão agradecendo a presença de todos, agradeceu o discurso da Munícipe, e lembrou o volume de demandas da área de saúde, as solicitações da Casa do Povo sempre para o melhor atendimento à população e o compromisso na solicitação do Legislativo ao Executivo para um olhar especial para estes atendimentos.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara Municipal de União da Vitória