Home / Notícias / AÇÕES PARA SAÚDE MENTAL EM UNIÃO DA VITÓRIA

AÇÕES PARA SAÚDE MENTAL EM UNIÃO DA VITÓRIA

SAÚDE MENTAL
Na Sessão Ordinária desta semana, o Secretário Municipal de Saúde compareceu na Câmara Municipal de União da Vitória e fez uso da Tribuna Popular com o tema saúde mental.
Nas últimas semanas o assunto tem sido tema de assunto e discussão pelos vereadores, o que sempre é lembrado desde o início da presente legislatura. O atual vereador Cordovan Frederico de Melo Neto que foi presidente da Câmara Municipal e secretário de esporte do Município, desenvolveu diversas atividades à população que contribuem com a boa saúde mental.  A recomendação específica também consta no Conselho Federal de Medicina e no Ministério da Saúde. No primeiro ano da legislatura do Vereador Valdecir José Ratko como presidente, diversos profissionais foram convidados e compareceram à Tribuna Popular, com o objetivo de abordar o assunto e sugerir ao Executivo providências neste sentido: psícólogos, profissionais da área, diretores e coordenadores de departamentos que envolvem o tema, como a Coordenadora do CAPS, Ambulatório de Saúde Mental e representante de saúde mental no Município, Cláudia Moema Zaions, que esteve na Câmara Muncipal explorando o assunto dia 2 de outubro/ 2023.
Vereadores da atual legislatura fizeram diversas proposições neste sentido desde o início do atual mandato, solicitando ações em combate ao crime individual. – Fala-se crime individual justamente para atentar ao assunto como ele deve ser tratado, evitando-se mencionar palavras de impacto, o que é recomendado através da cartilha de recomendação da Associação Brasileira de Psiquiatria dirigida para profissionais da imprensa, o que indiretamente exige dos órgãos responsáveis dentro de seus departamentos pertinentes, uma ação efetiva de conscientização à sociedade, para a tratativa do assunto na questão comportamental, de prevenção.
Na última Sessão Ordinária o Presidente Ratko apresentou requerimento solicitando ao Executivo Municipal um Projeto Lei incluindo um protocolo de normas e condutas com diversas ações em variados sentidos para proteger a saúde mental. Em entrevista o secretário municipal pontua o que vem sendo feito neste sentido e responde que confia no trabalho dos profissionais da UPA e na responsabilidade da imprensa em tratar o assunto. Diego Train referiu-se aos números como dentro da média. Já o Major Jorge Augusto Ramos, comandante do Corpo de Bombeiros em União da Vitória em discursos em eventos mencionou a necessidade de atenção ao assunto, observando como números que chamam atenção. O rio Iguaçu aparece como coadjuvante dentro de um tema que envolve história,  nostalgia, beleza, mas também tristeza sendo palco ou objeto vivo de passagens da vida de tantos.
A Instituição União Pró-Vida é formada somente por voluntários que fazem o atendimento 24 horas, disponibilizando atendimento presencial, por telefone ou whatsapp através de conversas com todos que precisarem conversar, A Instituição também elabora placas de divulgação de seu trabalho com o objetivo de ajudar a salvar vidas, em locais como praças, estradas, pontes e próximo à rios. Representantes da União Pró-Vida também já compareceram à Tribuna Popular por algumas vezes e os vereadores solicitaram ao Executivo naquela oportunidade, e também nesta Sessão Ordinária, placas indicativas a fim de contribuir com a integridade de vulneráveis.
O Secretário de Saúde do Município Diego Train alerta aos familiares a necessidade de atenção e aqueles que precisarem, segundo o secretário, deve procurar a UPA para serem atendidos.