Home / Moção / Câmara de Vereadores homenageia Dia do Gari em União da Vitória

Câmara de Vereadores homenageia Dia do Gari em União da Vitória

Da Assessoria – A reunião ordinária de segunda-feira, 12, foi marcada por uma homenagem aos garis de União da Vitória. Uma Moção de Aplausos, de autoria do 1º Secretário da Câmara de vereadores, Valdecir José Ratko, foi aprovada por unanimidade. O Voto de Aplausos parabeniza os profissionais da limpeza pública pela passagem do Dia do Gari, que será comemorado nesta sexta-feira 16. A data foi instituída por uma Lei em 31 de outubro de 1962. Os homenageados são profissionais da empresa Ecovale.

De acordo com o texto da Moção de Voto de Aplausos, eles [os garis] têm um papel fundamental para o bem estar da população, pois são encarregados de recolher o lixo, limpar e varrer as ruas das cidades, parques e praças, diminuindo os riscos de enchentes e a proliferação de bichos e doenças. São profissionais dedicados que muitas vezes sofrem com as intempéries e ainda assim buscam realizar seu trabalho da melhor maneira, deixando sempre a cidade limpa.

Mas por que Gari?

A profissão de gari surgiu no tempo do Império, no Rio de Janeiro, quando um empresário chamado Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade. Os empregados dele, responsáveis pela coleta e remoção do lixo, ficaram conhecidos como “garis”. Gary trabalhou pouco mais que uma década nessa atividade, mas seu legado está presente até os dias de hoje.