Home / Notícias / Vereadores aprovam doação de terreno para Instituto Federal do Paraná

Vereadores aprovam doação de terreno para Instituto Federal do Paraná

A Câmara de Vereadores de União da Vitória deu um importante passo para a Implantação do Instituto Federal do Paraná (IFP) em União da Vitória.  Na primeira reunião extraordinária, realizada na segunda-feira, 12, os vereadores votaram em Turno Único, após a dispensa da redação final e em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 103/2011, que trata da doação de imóvel urbano ao Instituto Federal do Paraná.

Segundo o Presidente do Legislativo, Vereador Moiseis Benassi, os vereadores se empenharam nas comissões para que o trâmite do processo fosse acelerado e a votação em plenário seguiu rapidamente. “Nós vereadores temos interesse no desenvolvimento educacional e profissionalizante em União da Vitória. A nossa parte nós fizemos com eficiência”, explicou.

O que é o IFP?

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi criado em dezembro de 2008, por meio da Lei 11.892, que transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal do Paraná. Ganharam o status de instituto os antigos CEFETs, escolas técnicas e agrotécnicas.

Em todo o Brasil, existem 38 Institutos que constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec).

O grande diferencial dos institutos federais é a oferta de todos os níveis de ensino na mesma instituição. Pela primeira vez é possível oferecer, no mesmo local, desde a Educação Básica (cursos de nível médio e técnico) até a Pós-Graduação (especialização, mestrado e doutorado).

São 14 campus espalhados pelo Paraná, que oferecem 57 opções de cursos, sendo 43 técnicos e 14 de nível superior, todos públicos e gratuitos. Além disso, o setor de Educação à Distância do IFPR possui pólos de apoio presencial em mais de 230 cidades paranaenses e em todos os estados da Federação. União da Vitória vai receber o 16º Campus.