Home / Notícias / Vereadores querem SUSP em União da Vitória

Vereadores querem SUSP em União da Vitória

Da Assessoria – Os Vereadores Carlos Romeu Bueno, Altair Lourenço de Souza, Daniel Fernando Rocha e Valdecir José Ratko, proponentes do Requerimento Nº 162/2013, querem a implantação do SUSP em União da Vitória. Para tanto solicitaram ao Prefeito Municipal, para que, se utilize do novo setor responsável por convênios e projetos da prefeitura, e determine que se faça contato com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), buscando captação de recursos federais através de convênio, objetivando a instalação em nosso município do SUSP – Sistema Único de Segurança Pública.

De acordo com os vereadores, dentro do Programa de Segurança Pública, o Brasil deu o primeiro passo ao criar o SUSP, estabelecendo vários critérios para o investimento de recursos federais nas unidades federativas, visando propiciar um salto de qualidade nas relações entre a União, Estados e Municípios, com a implementação de ações convergentes em sete eixos estratégicos: gestão do conhecimento; reorganização institucional; formação e valorização profissional; prevenção; estruturação da perícia; controle externo e participação social; e programas de redução da violência.

Ainda conforme os vereadores, conforme consta no programa, municípios poderão elaborar projetos em busca de recursos na ordem de R$ 500.000,00 a R$ 1.000.000,00, sendo que a contrapartida dos municípios da região sul gira em torno de 2% por cento.