Home / Notícias / 29ª SESSÃO ORDINÁRIA – VEREADOR PEDE SUSPENSÃO DE MULTAS DOS RADARES DO MUNICÍPIO

As Indicações foram feitas pelos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD), que solicitou a instalação de câmeras de monitoramento no CRAS e CREAS no São Cristóvão e para manutenção de vias no conjunto João Paulo II. Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou a instalação de redutores de velocidade na esquina de vias no Bairro São Bernardo.

A Tribuna Popular foi utilizada pela Sra. Cláudia Moema Zaions, coordenadora do CAPS,  Ambulatório de Saúde Mental e representante da saúde mental no Município. Claudia dissertou pautadamente sua fala a respeito da triagem feita atualmente em União da Vitória, através da estrutura disponível.  Com atendimento ainda fragmentado e porta de entrada através das Unidades de Saúde, o Município fornece atendimento à população que necessita de acompanhamento psicológico, porém é necessário aguardar em uma longa fila. Quando questionada a respeito, Claudia respondeu em entrevista para a assessoria de comunicação, que não existe a estrutura adequada para atendimento infantil, por exemplo. O assunto da estrutura já foi comentado algumas vezes na Câmara Municipal, existem expectativas e esperanças em relação a olhares de personalidades políticas para abraçar a causa e necessidade de cuidado com a saúde mental no Município. A psicóloga apontou diversas recomendações, inclusive do Ministério da Saúde, e apontou em entrevista à assessoria, os pilares para o equilíbrio da saúde mental, cuidado de mente, corpo e espírito. Um conjunto de fatores que são diretamente responsáveis para manter tal equilíbrio. Claudia finalizou seu discurso convidando a população para a 1.a Corrida do Dia Mundial da Saúde Mental que acontecerá dia 8 de outubro, próximo domingo com largada às 9h em frente ao Estádio Antiocho Pereira, inscrições pelo site www.acorvali.org.br e doação de 1 caixa pequena de água de côco.

O Grande Expediente foi utilizado pelos Vereadores: Alex de Anastácio que abordou assunto relacionado ao trânsito de bicicletas e veículos no Distrito de São Cristóvão e Anderson Cripa Luís Cardoso (PROS). Diversas proposições já foram acolhidas unanimemente pelos EDIS a respeito do assunto “radar”, instalado em número significativo, e, segundo os representantes do povo, estão à desejar, apresentando diversos questionamentos, principalmente: ausência de sinalização devida e estrutura, velocidade inadequada, ausência de resposta quanto ao estudo técnico para implantação. O Vice-Presidente, Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), utilizou a palavra do grande expediente na Tribuna Popular, falando sobre o tema mais comentado na Câmara Municipal já há algum tempo, ele solicitou através de requerimento, a suspensão imediata da emissão de multas pelos radares do Município, até que seja regularizada a situação de um convênio do Executivo, que visa conceder um desconto de 40% no sistema de notificação eletrônica.

Os Projetos de Lei aprovados, em segunda discussão, em unanimidade na Câmara Municipal de União da Vitória foram:
– PL 27/2023, que institui o Dia Municipal de Combate à violência política contra as mulheres” em União da Vitória;
– PL 28/2023, que cria o programa tampinha união com o objetivo de incentivar a coleta de tampas de plástico e a permuta por fraldas geriátricas e itens de higiene a serem destinados a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
– PL 29/2023, que denomina via pública de “Reginaldo Calliari”;
– PL 30/2023, que institui o Dia da Saúde Mental no calendário oficial do Município e autoriza a realização de corrida beneficente;
– PL 36/2023, que dispõe sobre crédito adicional suplementar proveniente excesso de arrecadação na fonte de recursos livres.

Em primeira discussão, aprovados em unanimidade os Projetos de Lei:
– PL 31/2023, que declara de utilidade pública municipal a sociedade beneficente São camilo – Clínica Médica São Camilo, e
– 32/2023, que denomina de Euclides Luis Cardoso a miniarena do Bairro Rocio.

Os Requerimentos acolhidos em unanimidade foram de autoria dos Vereadores Alex de Anastácio (PSD), que solicitou a utilização de Lei específica para organização de voluntários na atuação em tempos de crise ou desastre; e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), que solicitou a suspensão de multas emitidas pelos radares do Município.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores Thays Bieberbach (PT), Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), Waldir Luis Cortellini (PSB), José Gilso Lenczuk (PL), Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e André Cristiano Henik (SDD).

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara Municipal de União da Vitória