Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 2ª SESSÃO ORDINÁRIA

2ª SESSÃO ORDINÁRIA

O Presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória reconduziu a Vereadora Alandra Roveda Grando (PL) ao cargo de Vereadora no dia 6 de fevereiro/2024 e a nomeou como membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio em substituição ao então Vereador José Gilso Lenczuk (PL) e nomeou o Vereador Gilberto Ribeiro (PV) como presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Indústria, Comércio e Turismo em substituição ao Vereador Clodoaldo Cleverson Goetz (PV).

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), que solicitou a compra de novas cadeiras para a Escola Municipal Lina Forte e também a remoção de uma estrutura nas proximidades do Corpo de Bombeiros que vem sendo utilizado de forma inadequada. Waldir Luiz Cortellini (PSB) pediu o patrolamento na estrada dos Dibas no Pinhalão e na estrada que entra para São Domingos e segue até o Guaíra. O Vereador Alex de Anastácio (PSD) solicitou a realização e manutenção do Meu Campinho no Bairro Cristo Rei e a sinalização educativa sobre descarte de lixo em local inadequado.

O Grande Expediente foi utilizado pela Vereadora Alandra Roveda que fez um discurso de retorno ao cargo de veradora ao qual foi eleita e através de sua solicitação, esteve afastada. A vereadora fez diversos agradecimentos e disse que pretende encerrar seu mandato do legislativo com muito trabalho.

Os Requerimentos acolhidos por unanimidade pelos EDIS foram de autoria dos Vereadores:
Waldir Luiz Cortelli (PSB), que solicitou a inclusão de via no Programa de Pavimentação asfáltica em via do Distrito de São Cristóvão; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para instalação de placas indicativas de ponto de ônibus, Júlio Adilson Pires Filho (PP) para recape de via no Bairro São Basílio Magno; Alex de Anastácio solicitou informações a respeito do serviço de coleta para reciclagem nos Bairros; Thays Bieberbach (PT) pediu informações a respeito do diagnóstico situacional de União da Vitória com números de casos de HIV, Sífilis e hepatites virais. Alandra Roveda Grando (PL) solicitou informações de entradas e saídas referentes aos radares de trânsito instalados em União da Vitória.

Os Vereadores que fizeram uso da palavra no Pequeno Expediente foram Alex de Anastácio (PSD),Waldir Luiz Cortellini (PSB), Júlio Adilson Pires Filho (PP), Ricardo Adriano Sass (PP), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), Gilberto Ribeiro (PV), Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), Alandra Roveda Grando (PL), André Cristiano Henik (SDD) e Thays Bieberbach (PT). Os assuntos mais comentados foram a respeito do Projeto que tramita na Casa de Leis de União da Vitória onde o Tribunal de Contas reprovou as contas do ex prefeito de União da Vitória, Santin Roveda. O Vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP) cobrou a Comissão de Finanças para dar prosseguimento no projeto para ser votado na Casa de Leis, ao que Sass, relator nomeado da Comissão citada pelo Vereador Pires, pronunciou-se e ainda está solicitando mais informações. O presidente da Comissão, Anderson Cardoso (PROS) também utilizou a palavra falando sobre o assunto, que segundo ele, cumpriu todos os trâmites dentro dos prazos corretos. O Vereador e primeiro secretário, André Cristiano Henik (SDD) explorou o assunto iluminação pública, tema da reunião entre os vereadores com representantes do Executivo, que estiveram em reunião com os vereadores no período da manhã debatendo o assunto, tema também de Projeto de Lei do Executivo, que será ainda avaliado e votado em breve pelos EDIS da Câmara Municipal.

Quem marcou presença durante a Sessão Ordinária, foi o Presidente da ALVI – Academia de Letras do Vale do Iguaçu, professor, advogado, músico e regente, Raulino Bortollini, que levou um convite especial para os Vereadores e toda população. O convite é para todos comparecerem e assistirem a Sessão Solene, a Sessão Saudade, que será realizada no dia 2 de março/ 2024, sábado, 19 horas no auditório da OAB em União da Vitória. A Sessão Solene será em memória de duas grandes perdas para a ALVI, Dr. Odilon Muncinelli e Dr. José Fagundes. Raulino Bortollini foi Vereador em União da Vitória e Porto União, foi eleito como presidente da ALVI no início de fevereiro deste ano, sendo agora seu terceiro mandato e em entrevista à assessoria de imprensa, comentou o legado das intenções da Sessão Solene, além de mencionar sobre as duas cadeiras que necessitarão serem preenchidas na Academia de Letras do Vale do Iguaçu.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial da Câmara Municipal de União da Vitória.

 

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *