Home / Notícias / 30ª SESSÃO ORDINÁRIA – REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER FALA SOBRE “SER VOLUNTÁRIO”

As indicações ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) para a criação de um espaço para o núcleo das mulheres empreendedoras e o Banco da Mulher Empreendedora; e para a manutenção em via do Bairro Sagrada Família, Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para disponibilização de máscaras nas Unidades de Saúde ou UPA, Celso Rocha (MDB) para instalação de redutores de velocidade na Rua Frei Policarpo com a Clotário Portugal no Bairro São Bernardo. Alandra Roveda (PL) para construção do Centro Comunitário no loteamento Furlan e Angélica no Bairro São Gabriel, Waldir Luiz Cortellini (PSB) para melhorias na estrada da Colônia São Gabriel.

Devido a passagem do Dia do Voluntariado, comemorado no final do mês de agosto, a Tribuna Popular recebeu as representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória, em virtude do volume de personalidades que necessitaram utilizar a palavra na Casa do Povo nas última Sessões, nesta oportunidade o assunto foi então explorado.  A Sra. Rosa Augusta Hausen, Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer em União da Vitória utilizou a palavra e falou sobre “Ser Voluntário” mencionando o perfil e suas principais características. Rosa lembrou a legislação, os termos de adesão e a história no Brasil, onde o serviço em 1998 foi regulamentado por lei, citando o início do século XV, quando surgiram as Santas Casas de Misericórdia, as quais já abrigavam o trabalho voluntário. A presidente da Rede Feminina explicou sobre a Lei do Voluntariado 9608/1998 de 18 de fevereiro de 1998, onde determina que o serviço voluntário não é remunerado, nem gera vínculo empregatício, com renovação de termo de adesão renovado anualmente através do contrato entre o voluntário e a organização social ou entidade pública, que apresenta a natureza do trabalho voluntario a ser exigido. Rosa falou sobre as questões que inspiram o indivíduo a dedicar-se em uma missão, lembrando que ser voluntario é muito mais do que doar seu tempo, é ainda, olhar a necessidade do outro e fazer parte de uma corrente por um mesmo objetivo, colocando sua experiência em benefício do todo, através de uma visão muito mais ampla e bela, com alcance ainda maior entregando-se às condições com amor e determinação, comprometendo-se com a causa e a organização de forma engajada, consciente e cumpridora do seu trabalho, seguindo as normas estabelecidas.  Sra. Rosa, presidente da Rede Feminina, falou da essência da Instituição, formada em sua grande maioria por mulheres, que juntas e unidas formam “nós”, trajadas de coragem, com muito amor, comprometidas, fazendo o que escolheram, como anjos de uma asa só, que para voarem necessitam da união de todas as integrantes da Rede, em torno de 90 voluntarias. “Não podemos dar para ao outro o que não temos.” Finalizou Rosa.

O Grande Expediente não teve inscrições.

Foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei:
Em 2ª discussão o Projeto de Lei 39/2022 que altera a Lei Municipal 4411/2014 e texto no anexo II da Tabela de cargos efetivos, da Lei Municipal 3058/2003.
Em 1ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto 34/2021 que inclui no calendário de eventos da cidade de união da vitória a “Semana Escolhi Esperar”, de prevenção e conscientização sobre gravidez precoce e dá outras providências, e 23/2022 que autoriza o poder executivo a criar o Projeto Esporte Paraolímpico nas Escolas do Município de União da Vitória e dá outras providências; e o Projeto de Lei 26/2022 que institui o Dia Municipal do Voluntário no município de União da Vitória.

Requerimentos
O Vereador Alex de Anastácio (PSD) para que disponibilize internet via Wi-Fi aberta e gratuita nos espaços públicos do Município, Simone Cristine Alves Lourenço (PSD) para disponibilização de um novo sistema on-line Sisreg (sistema de regulação eletiva ou urgente), Alandra Roveda (PL) para agilidade necessária para o Projeto do Parque do Rio Vermelho.

Entre as Moções O Vereador Alex de Anastácio (PSD) propôs a Moção de Aplausos em virtude à semana Farroupilha 2022 CTG Fronteira da Amizade, Ednilson de Godoy (PV) propôs a moção de aplausos pelo aniversário de 31 anos da Escola Municipal Professora Antonieta Montanari, comemorado em 16 de setembro, Alandra Roveda (PL) propôs a moção de aplausos à Luísa Pedrolli que foi selecionada para apresentar o Projeto em Harvard e MIT. E de todos os Vereadores o voto de aplausos à UNIUV pelos seus 48 anos completados no dia 19 de setembro de 2022.

Fizeram uso do Pequeno Expediente os Vereadores Alex de Anastácio, Alandra Roveda, Ednilson de Godoy e Cordovan Melo Neto. O assunto mais comentado foi o belo trabalho prestado à sociedade pelo trabalho em sua grande maioria voluntário, da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A Vice-Presidente que teve seu Projeto aprovado em primeira discussão por unanimidade para a criação do Dia do Voluntário em âmbito municipal, propondo uma solenidade para o dia, falou do envolvimento e importância da Instituição, assim como o Presidente da Casa Cordovan Neto, que expôs e evidenciou o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara de União da Vitória