Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 32ª SESÃO ORDINÁRIA HOMENAGEIA PORMADE – A MELHOR EMPRESA PARA SE TRABALHAR NO PARANÁ 2023

32ª SESÃO ORDINÁRIA HOMENAGEIA PORMADE – A MELHOR EMPRESA PARA SE TRABALHAR NO PARANÁ 2023

Foram muitas as Indicações solicitadas pelos vereadores, entre elas, o Presidente da Casa, Vereador Valdecir José Ratko (UNIÃO) solicitou a preservação e manutenção do acesso à Ponte José Richa, que liga União da Vitória ao Distrito de São Cristóvão. Ratko transcreve em sua indicação que em sua legislatura anterior já havia solicitado para que o acesso à ponte fosse maior em extensão, chegando até a entrada do aeroporto e mais alto. A finalidade da indicação, segundo o Vereador Ratko, seria evitar aterramentos recorrentes nas próximas cheias, já que, segundo o Vereador, a ponte foi construída em altura insuficiente em prevenção ao problema de acesso diante das enchentes recorrentes que atingem União da Vitória. Ratko mencionou ainda em entrevista, que é do conhecimento de todo cidadão de União da Vitória, o problema do rio na ponte, e que mesmo com sua solicitação, outros Vereadores na época, e manifestação da população, a ponte foi construída em altura e extensão insuficiente.

Diversos Vereadores fizeram reivindicações ao departamento de obras, como manutenção de vias e tubulação, verificação de barranco, desobstrução de bueiro, manutenção de tubulação de águas pluviais e aterro de vias atingidas pela enchente. Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) propôs a reativação de banheiros no terminal urbano na área central e Alex de Anastácio (PSD), solicitou o atendimento individual de quem foi atingido pelas cheias do Iguaçu, através da Secretaria de Assistência Social, a fim de atender as necessidades particulares de cada um em decorrência da enchente.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo Empresário Cláudio Zini, diretor presidente da Empresa Pormade Portas, que falou a respeito do livro de sua autoria lançado recentemente, “Comece Errado. Mas, comece! ”. Cláudio em seu discurso falou da importância do erro, onde se tem a oportunidade de aprendizado para chegar à solução. Cláudio contou que, no período em que esteve no Japão em 1988, entre diversos aprendizados, ouviu de um senhor japonês em uma palestra e a frase ficou guardada em sua memória: “ – … erros são tesouros”, o que o levou a reflexão e lhe fez observar e ajustar sua postura, segundo Cláudio: “ -… aprender com seu próprio erro é ser inteligente e aprender com o erro do outro, é ser sábio”. Cláudio comentou sobre alguns dos diversos meios que são utilizados na Empresa Pormade para criar a cultura da atitude e do aprendizado. Frases motivacionais são expostas por toda Empresa, inclusive nas paredes da fábrica. O empresário de sucesso alertou aos empresários que,  envolver o funcionário nas tomadas de decisões da empresa, gera um clima rico, com energia e entusiasmo, inspirando criatividade na busca por soluções. Ainda segundo ele, fomos educados para não errar, porém, só não erra quem não faz. Vereadores tiveram a oportunidade de fazer perguntas e Cláudio afirmou que, na opinião dele, não existe solução melhor para o progresso de um povo e de um país, se não for através da educação de qualidade. O Vereador André Cristiano Henik, propositor da moção de aplausos, trabalhou na Empresa Pormade por mais de 4 anos, passando por diversos setores, iniciando pela fábrica até ter a gestão comercial regional. A Câmara Municipal de União da Vitória recebeu com respeito a família Pormade, prestando a merecida homenagem. O Vereador Alex de Anastácio em sua palavra no grande expediente fez um emocionante depoimento, e lembrou que aos 9 anos quando ele e seu irmão vendiam picolés, foi tentar vender aos funcionários da fábrica; quando um homem em um carro que saía da Empresa lhe perguntou o preço de todos os sorvetes do carrinho, comprando-os e pedindo a gentileza ao menino entregar um para cada funcionário que saísse de dentro da Empresa. E foi assim que o menino Alex de Anastácio com 9 anos conheceu Cláudio, exemplo de generosidade, incentivador do trabalho e do empreendedorismo. A Câmara homenageia sua história e exemplo de vida.

A palavra no Grande Expediente foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD), Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), Waldir Luiz Cortellini (PSB) e André Cristiano Henik (SDD). Além de proposições próprias, os assuntos mais explorados, foram relacionados aos problemas causados pela enchente.  A Ponte José Richa foi mencionada. O Vereador Emerson comentou ao longo de sua fala que, ao longo de 40 anos, nada foi feito para solucionar e melhorar o problema da enchente, citando os problemas de acesso onde o Bairro São Gabriel foi interrompido, a Ponte Domício Scaramella ficou em meia pista, a Ponte do Arco foi interditada e a Ponte José Richa, inaugurada em 2020, foi feita através de um projeto não executado  conforme deveria, o que, segundo comentou o Vereador, já havia sido cobrado anteriormente pela Casa Legislativa na época de seu projeto e construção. O Vereador Sr. Cortellini, falou da importância do olhar às necessidades dos agricultores, que neste momento vêm sendo muito prejudicados pelas cheias, em especial a agricultura familiar, onde a maioria nem seguro tem.

Foram aprovados em unanimidade os Projetos de Lei:
– Em votação única, PL 18/2023 que declara de utilidade pública a Associação de Caminhada Porto União da Vitória As Amarelinhas;
– Em 2ª discussão, PL 33/2023 que dispõe sobre o combate ao desperdício e saída de alimentos destinados ao consumo humano, por doação dos excedentes nos estabelecimentos comerciais localizados em União da Vitória e PL 26/2023 revoga as Leis Municipais n. 4568/2015 e 4576/2015.

Os Requerimentos foram propostos pelos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Valdecir José Ratko (UNIÃO) para que seja criado um ponto de apoio de assistência social no Município de São Cristóvão. Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS)  Alex de anastácioo (PSD) e Valdecir José Ratko (UNIÃO) para instituir a tarifa simbólica com o valor de R$ 1,00 na conta de água. O Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) solicitou a manutenção de via no Bairro São Sebastião.

A Moção de Aplausos acolhida com louvor por todos os EDIS foi direcionada a Empresa Pormade Portas, pelo prêmio recebido de Melhor Empresa Para se Trabalhar no Estado do Paraná na categoria grandes empresas, prêmio recebido em 9 de outubro de 2023.

Os Vereadores que utilizaram a palavra no Pequeno Expediente foram Clodoaldo Cleverson Goetz (PV), Alex de Anastácio (PSD), José Gilso Lenczuk (PL), Thays Bieberbach (PT), Emerson Lourenço (AGIR), Anderson Cardoso (PROS), André Cristiano Henik (SDD), Waldir Luiz Cortellini (PSB) e Valdecir José Ratko (UNIÃO) e o assunto mais comentado foram as diversas necessidades e demandas da população que foi vítima da enchente em União da Vitória.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação
Câmara Municipal de União da Vitória

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *