Home / Notícias / 39ª SESSÃO ORDINÁRIA – ATENÇÃO – DENGUE MATA, FAÇA SUA PARTE!

39ª SESSÃO ORDINÁRIA – ATENÇÃO – DENGUE MATA, FAÇA SUA PARTE!

O Vereador Ricardo Adriano Sass, enviou justificativa que não pode comparecer durante os trabalhos da noite de segunda-feira.

As Indicações foram de iniciativa dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) que solicitou a atualização da listagem do Programa do Leite das Crianças devido as dificuldades em razão enchente e a re-pintura nas sinalizações em via do Bairro São Joaquim. Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) pediu manutenção da estrada do Guavirova no Bairro São Luis; André Cristiano Henik (SDD), aterros temporários para o processo da limpeza urbana e Waldir Luiz Cortellini (PSB) para manutenção de via no Bairro Sebastião.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo Dr. José Alfredo Rocha Júnior, diretor da 6ª Regional de Saúde, que falou sobre a dengue. Formado em farmácia, dr. Júnior apresentou seu vasto currículo com diversas especializações e experiência na área da saúde; e alertou a população que embora não seja uma realidade das nossas cidades, a dengue tem todos os predicados para nos visitar proximamente, para que isto não aconteça é imprescindível a população fazer a sua parte. O diretor da 6ª Regional apresentou durante seu discurso, um levantamento citando comparativos, onde, foram confirmados no Estado do Paraná, no período de 2022 a 2023 1790 casos confirmados e de 2022 até o momento o número quase triplicou, indo para 4398 casos confirmados. Segundo o diretor da 6ª Regional, a doença viral é transmitida com a picada do vetor e os principais sintomas são:

– Febre acima de 38,5 º;

– Dores musculares intensas;

– Dor ao movimentar os olhos;

– Falta de apetite;

– Manchas vermelhas no corpo;

– Sintoma mais evidente é a desidratação.

Dr. José Alfredo Rocha Júnior salientou a população sobre os cuidados diários para combater o criadouro do mosquito:

– Manter bem fechados caixas, barris e tonéis de água;

– Lixos em sacos plásticos e sempre bem fechados;

– Quando guardar garrafas de vidro ou plástico, manter com a boca para baixo;

– Não deixar chuva acumulada em calhas ou lajes;

– Se guardar pneus elimine a água e guarde em locais cobertos.

O Grande Expediente foi utilizado pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e Clodoaldo Cleverson Goetz (PV). Em seu discurso, o Vereador Clodoaldo discorreu a respeito de homenagens, ao dia do engenheiro comemorado em 11 de dezembro e o importante trabalho realizado da carreta ADRAS e seus voluntários, que auxiliou tantas pessoas que foram prejudicadas com a enchente do Rio Iguaçu.

O Vereador Alex de Anastácio (PSD) enfatizou em sua fala a importância da Prefeitura estabelecer um cronograma e informar a população sobre a limpeza dos bairros, entulhos das enchentes que ainda não foram em sua totalidade recolhidos, para que as pessoas possam saber e se organizar para isto.

Entre os presentes, foram: aprovados em unanimidade para o regime de urgência os Projetos de Lei 49/2023 e 50/2023 e em votação única foi aprovado em unanimidade o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação final do Projeto 36/2023, que extingue o cargo de agente de serviços gerais do quadro geral de servidores da Câmara Municipal de União da Vitória. Em unanimidade entre os presentes foram aprovados, em votação única o Projeto de Lei 47/2023 que dispõe sobre a atualização dos valores da amortização do déficit técnico atuarial (custo suplementar) para obtenção do equilíbrio financeiro e atuarial, que o município tem junto ao RPPS do Município de União da Vitória e o PL 48/2023, que dispõe sobre o crédito adicional suplementar por anulação de dotações nas respectivas fontes.

Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores Alex de anastácio (PSD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), André Cristiano Henik (SDD), Celso Carlos Rocha (MDB), Israel Trancoso (PL), Júlio Adilson Pires Filho (PP) e Thays Bieberbach (PT) para um cronograma e divulgação deste para a população, com organização para a limpeza de entulhos provenientes da última cheia do Iguaçu.

As moções foram da aplausos, através da iniciativa do Vereador Clodoalddo Cleverson Goetz (PV) que propôs a homenam Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia pelo importante trabalho prestado a população no período das enchentes através da carreta ADRA com atendimento móvel; à Coordenação Coordenação de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça com a arrecadação de alimentos em prol das vítimas da enchente e aos voluntários que ajudaram na Carreta Solidária da ADRA.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores Alex de Ajastácio (PSD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e pelo presidente, Vereador Valdecir José Ratko (UNIÃO) que comentou a respeito do repasse da Prefeitura às entidades feito no plenário da câmara Municipal no último dia 5 de dezembro. O Presidente Vereador Ratko também informou que a Câmara Municipal providenciou um completo relatório da Audiência Pública realizada no dia 22 de novembro com o objetivo de minimizar os efeitos das enchentes do Rio Iguaçu. O relatório, segundo informou  o vereador, será entregue às autoridades competentes do município, governo do estado e federal.

Em Sessão Extraordinária foi aprovado em unanimidade em segunda discussão  o Projeto De Lei 35/2023 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2024 e dá outras providências.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial