Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 40ª SESSÃO ORDINÁRIA

40ª SESSÃO ORDINÁRIA

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD), que solicitou para manutenção de via do Bairro Limeira, Thays Bieberbach (PT), a confecção de quadra de vôlei no mesmo Bairro e manutenção do campinho na Avenida Paula Freitas. Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) pediu a manutenção periódica na Capela mortuária do Bairro Limeira e a fixação de placa de identificação da capela mortuária conforma a Lei 4757/2018.

O Grande Expediente foi utilizado pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e Ricardo Adriano Sass (PP). O Vereador Alex teve como objetivo principal de sua palavra a solicitação de agilidade e transparência ao Vereador Ricardo Adriano Sass na avaliação das contas do então Prefeito de União da Vitória, Santin Roveda. O vereador Ricardo Adriano Sass é o relator nomeado da Comissão de Finanças, comissão esta em que encontra-se o Projeto em análise. Sass em sua fala no Grande Expediente afirmou estar dentro do prazo estabelecido e regimental e que oportunamente apresentará o devido parecer.

Foram aprovados os regimes de urgência dos Projetos de Lei de autoria do executivo: 53 e 54 2023.

Em votação única foi aprovado em unanimidade o Projeto de Lei 49/2023 que dispõe sobre crédito adicional suplementar com recursos de superávit financeiro.

Os requerimentos aprovados foram de autoria dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) para restauração do monumento do centenário situado no acesso próximo a Ponte Domicio Scaramella, Júlio Adilson Pires Filho (PP) para desentupimento de boeiros no Bairro São Bernardo; Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) solicitou ao Executivo documentos descrevendo a destinação financeira pela utilização de recursos hídricos que o Município recebeu da Itaipu através da Agência Nacional de Energia Elétrica  nos últimos três anos. Os Vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Alex de Anastácio (PSD) solicitaram a manutenção de via do Bairro São Gabriel,

A Câmara de Vereadores manifestou profundo pesar pelo falecimento do Sr. Miguel Luís Tomki atleta da bocha de União da Vitória.

A moção de aplausos foi desinada ao Grupo Bahniuck, pelos 48 anos de história através do crescimento sustentável, gestão financeira sustentável e de processos gerindo necessidades atuais e criando ações no Grupo que atualmente engloba: O 10 Atacadista, UFV, Pães Vó Eva e Bah Log Transportes. A história do Grupo iniciou há 50 anos quando o casal sr. Demétrio e sra. Eva pais dos atuais sócios e irmãos que tocam as empresas do Grupo, Clemente, Simão e Cleide; decidiram empreender abrindo uma modesta mercearia em Mallet. Ayuamente o grupo todo fomenta mais de 700 empregos nas cidades de Mallet, Antônio Olinto, Paula Freitas, Paulo Frontin, União da Vitória e em breve Palmeira. Recém inaugurado, o 10 Atacadista é resultado do sonho de um projeto planejado e muito trabalhado, com aposta inovadora no Município, proporcionando soluções para o consumidor e experiências de compra diferenciadas em uma espaço que ocupa mais de 10 mil metros quadrados de área construída e um mix de produtos que passa de 12 mil itens. Além de uma empresa comercial, o Grupo Bahniuck tem posicionamento social parceiro, onde em épocas de dificuldades prestou auxílio à população atingida pela cheia do Iguaçu, oferecendo pão diariamente aos desabrigados e doação junto à APRAS de 8 mil litros de leite. Atualmente o Grupo Bahniuk fomenta a geração de mais de 400 vagas de empregos diretos e indiretos, gerando emprego e renda ao Município de União da Vitória.

A palavra no Pequeno Expediente foi utilizada pelos Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), Waldir Luiz Cortellini (PSD), Alex de Anastácio (PSD), Thays Bieberbach (PT), Ricardo Adriano Sass (PP), Clodoaldo Cleverson Goetz (PV), André Cristiano Henik (SDD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), Alex de Anastácio (PSD) e Valdecir José Ratko (UNIÃO). Em sua grande maioria a palavra foi utilizada para agradecer os trabalhos durante o ano e desejar um 2024 repleto de saúde e alegrias. O presidente da Câmara Legislativa, Vereador Ratko, fez um balanço de 2023 ressaltando proposições relevantes protocoladas durante o ano, entre elas a sua solicitação do retorno dos conserveiros a fim de dar agilidade e eficiência em necessidades nos Bairros do Município. O Presidente ressaltou a importância das Audiências Públicas realizadas pela Câmara Municipal durante o ano, sendo elas:
– de Segurança nas Escolas, onde serviu para melhorias de segurança estrutural e também física com disponibilização de seguranças em horários determinados;
– de Transporte Coletivo, onde será disponibilizada nova frota com segurança e conforto, disponibilização e flexibilização de horários e acesso a locais de difícil acesso;
– de Minimização dos Efeitos das cheias do Iguaçu, onde a população teve a oportunidade em participar e a Câmara Municipal está em contato com os órgãos responsáveis para tratamento do roteiro da referida audiência para acompanhamento do estudo e plano em andamento a fim de minimizar os efeitos da enchente que compromete o progresso do Município.

Em Sessão Extraordinária e votação única, foram aprovados em unanimidade os Projetos de Lei:
– 53/2023 que dispõe sobre crédito adicional suplementar por transposição de dotações do Poder Legislativo para o Poder Executivo;
– 54/2023 que dispõe sobre crédito adicional suplementar por excesso de arrecadação nas respectivas fontes.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara Municipal de União da Vitória

 

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *