Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 6ª SESSÃO ORDINÁRIA

6ª SESSÃO ORDINÁRIA

As indicações foram de autoria dos Vereadores: Ednilson de Godoy (PV) que solicitou manutenção em praças de lazer e esportivas na Praça São Gabriel e o mesmo com academia ao ar livre no Loteamento Furlan. Alex de Anastácio (PSD) pediu a retirada do sistema de cobrança de estacionamento em frente à Farmácia Municipal; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) indicou a necessidade de inclusão para o programa de asfalto em vias do Bairro Rio da Areia e junto ao Vereador Celso Carlos Rocha (MDB) solicitaram pavimentação para a Rua Vereador Eduardo Guérios no Bairro Limeira.

A 6.a Sessão Ordinária, conforme orientou o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Valdecir José Ratko, teve como a pauta principal e única , conforme exige o art. 195 do regimento interno, a votação nominal e única para casos de julgamento de contas do município, através de votação indicada. Sendo assim, foram votados e aprovados em unanimidade entre os presentes os pareceres da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio favorável ao Projeto de Decreto n. 1/2024 que dispõe sobre a reprovação das contas do poder executivo de União da Vitória referente ao exercício de 2019. O Projeto em questão teve a votação do parecer da Comissão de Finanças, o que foi apresentado cumprindo toda questão regimental e teve votação favorável à Comissão e ao Tribunal de Contas.

Em seguida a votação, o Presidente da Casa legislativa promulgou a impossibilidade de dar sequência à votação do Projeto de Decreto. Para dar sequência à votação, segundo o regimento, o Projeto de Decreto necessitaria de ao menos duas assinaturas da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio, da qual fazem parte os Vereadores Ricardo Adriano Sass, Alandra Roveda e Anderson Cardoso e destes, somente o Presidente da Comissão, Anderson Cardoso assinou. Ainda pela manhã da mesma segunda-feira da 6.a Sessão Ordinária, durante a reunião das comissões que acontece semanalmente, o assunto esteve em voga, e conforme informou o vereador Anderson, responsável pela comissão, quando questionou o Vereador Sass via WhatsApp, pois o mesmo já havia se retirado da reunião, solicitando sua assinatura para o Projeto poder ser votado, o Vereador Sass comprometeu-se, segundo o Vereador Anderson, a assinar o Projeto de Decreto no período da tarde, a tempo de ser votado, antes da Sessão. Aproximadamente 5 minutos antes do início da 6 ª Sessão Ordinária, segundo informou o Presidente da Casa Legislativa Valdecir Ratko, o Vereador Sass entrou em contato com o mesmo justificando que não poderia comparecer, pois o pneu de seu carro havia furado. A Vereadora Alandra Roveda Grando que também não assinou o documento para a votação das contas do ex prefeito Santin Roveda, não compareceu na reunião das comissões no período da manhã nem na Sessão Ordinária e até o momento não justificou a ausência.

A população mostrou-se desapontada com a não votação do Projeto de Decreto aos que os Vereadores fizeram uso da palavra explicando a situação e a cobrança por parte dos presentes e do próprio presidente da Comissão de Finanças Anderson Cardoso, que salientou as cobranças que fez aos membros da comissão para assinarem o documento e a votação ser possível.

A palavra livre foi utilizada pelos Vereadores Valdecir José Ratko, Alex de Anastácio, Anderson Cripa Luis Cardoso, André Cristiano Henik, Ednilson de Godoy, Emerson Lourenço Litwinski, Júlio Adilson Pires Filho, Thays Bieberbach e Waldir Luis Cortellini. Vereadores que votaram em unanimidade de acordo com o parecer que vai de encontro ao objeto do Projeto de Decreto 1/2024 e utilizaram a palavra livre foram na mesma direção, evidenciando o envolvimento de todos na cobrança da agilidade por parte da comissão de finanças a fim de votar e poder dar uma satisfação a população, em especial ao servidor público municipal que pode ter sua aposentadoria afetada por conta de diversos problemas do executivo que arrasta por diversos mandatos a situação.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara Municipal de União da Vitória

 

 

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *