Home / Notícias / DIA DOS PROFESSORES – ENTREVISTA PROFESSORA GIZELE CRÊSPO

DIA DOS PROFESSORES – ENTREVISTA PROFESSORA GIZELE CRÊSPO

A Câmara Municipal entrevistou a Professora Gizele Aparecida Crêspo Wolf, que aposentou-se em 4 de julho deste ano. Nascida em União da Vitória, frequentou o primário na Escola Clementina Lona Costa, concluiu o Ensino Médio cursando o Magistério com Adicional em Educação Especial no Colégio Estadual Túlio de França, formando-se em Pedagogia e concluindo a Pós-Graduação em Pré-Escola, Séries Iniciais e Gestão Escolar.
Gizele contou que o desejo de ser professora apareceu já na infância, quando as ofertas de curso superior ainda eram poucas e a decisão em optar pelo Magistério e conseguinte a Pedagogia, foi rápida e acertada. A professora listou alguns nomes que lhe inspiraram e as têm guardadas na memória: Professoras Aldanir Scaramella, Liris Gohl , Rosa Maia, Darli Goya e Maria Lucia Hassan. “ – Eram professoras que além de ensinar tinham muito carinho pelos alunos”.
Sua trajetória na carreira docente iniciou na Escola no Rio dos Banhados em 1998. Em 2000 iniciou na Escola Municipal Dario Bordin, atuou também nas Escolas Clementina Lona Costa e Vitória Fernandes. Gizele contou da sensação no processo de alfabetizar uma criança, referindo-se como mágico, orientando as crianças a conhecerem letras e engatinharem na escrita. A professora contou ainda que trabalhou muito tempo com alunos de 4º e 5º anos, onde mais identificava-se.
Gizele contou da emoção que sente sempre que é reconhecida pelos antigos alunos, entendendo desta forma, que marcou suas trajetórias. A pedagoga contou que além de ensinar o conteúdo, sempre trabalhou com o emocional de seus alunos, lendo livros, ensinando mantras, meditações e que quando preciso chamou a atenção, assim como fazia com seus filhos, com amor e carinho, mas pulso firme:
“- Acredito que fiz um bom trabalho e deixei boas marcas em quem passou pelas minhas mãos. Isso para mim é o essencial. Quero que meus alunos lembrem de mim como eu lembro das minhas professoras, com carinho…”
“ Ser professora é ter em suas mãos outras vidas que merecem seu carinho, respeito e principalmente sua atenção. É ensinar o caminho das letras, mas também o caminho que devem seguir para serem bons cidadãos.”
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara Municipal de União da Vitória