Home / Notícias / Um gesto que salva vidas

Um gesto que salva vidas

O vereador Mário Lúcio Pereira Ferreira, enfatiza a importância da doação de medula óssea. “Por ser o transplante de medula óssea a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue (câncer) é que precisamos conscientizar nossos cidadãos de que por meio deste gesto solidário de amor ao próximo temos a oportunidade de salvar uma vida”, reforça o vereador Mário Lúcio.

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos e boa saúde, pode doar a medula óssea. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue para os testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Os dados pessoais e os resultados são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

Tudo seria muito simples, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Para o doador, a doação é apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

Serviço

Para ser um doador de medula óssea, em União da Vitória procure o Hemepar que está localizado na Rua Castro Alves, 26, Centro. O telefone de contato é (42) 3522-1365. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta feira, no horário compreendido entre às 8h e 11h e das 13h às 17h.