Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 24ª SESSÃO ORDINÁRIA

24ª SESSÃO ORDINÁRIA

Nesta segunda-feira o plenário da Casa Legislativa esteve lotado. Assuntos que interferem na educação de jovens e adultos, na infraestrutura de Bairros do Município e segurança foram assuntos importantes que fizeram parte da 23.a Sessão Ordinária.

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) que solicitou vagas de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e identificação com sinalização das mesmas. Sidnei Lorensini (PSD) solicitou providências para com os pinheiros do pátio do Colégio Estadual Inocêncio de Oliveira; José Gilso Lenczuk (PL) pediu providências com pavimentação asfáltica em via do Bairro Sagrada Família de Nazaré em São Cristóvão e Bairro Bento Munhoz.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo reitor da UNIUV Sr. Lúcio Passos que teve como objetivo esclarecimento de aspectos do Projeto de Lei 31/2023, de autoria do Poder Executivo, o qual foi colocado em votação na Sessão anterior e teve como aprovado o pedido de vistas, com o objetivo de maior apreciação dos Vereadores. Na segunda-feira pela manhã estiveram presentes no plenário para uma reunião com os vereadores o Reitor da UNIUV Sr. Lúcio Passos, pró reitor Sr. Alysson Frantz, Sra. Rosidete Costa pró reitora administrativa, Josnelli Martins, contadora e Marcos Olbertz, assessor jurídico. Na devida oportunidade os vereadores solicitaram aos representantes se haviam levado os extratos bancários, balanços, entradas e saídas ao que como resposta obtiveram que não havia em mãos por parte dos representantes; o que resultou na assinatura do requerimento por parte de todos os EDIS com a oficialização já feita durante a 24ª Sessão à UNIUV. Todos os vereadores assinaram o requerimento fazendo diversas solicitações à UNIUV no que diz respeito a contabilidade, atas, extratos, entradas e saídas, pagamento de especializações, contratos, e demais informações sobre a Instituição, que terá 30 dias para responder.

O Vereador Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) utilizou a palavra no Grande Expediente e discorreu a respeito do PL 31/2023. Clodoaldo que é professor da UNIUV, apontou que nos últimos 5 anos a Uniuv tem arrecadado menos do que suas despesas, tendo um déficit de mais de R$ 17 milhões nos últimos 5 anos. “ – Atualmente a Uniuv dispõe de pouco mais de R$ 8 milhões, recurso que será utilizado para pagamento do aporte ao fundo de previdência e manutenção da instituição até o final do ano.”

O Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) também fez uso da palavra no Grande Expediente e relatou a agressão sofrida na tarde da mesma segunda-feira, quando ele e o Vereador Alex de Anastácio estiveram no Bairro Vila Olindina, pouco à frente do Bairro São Sebastião, cumprindo sua função que é fiscalizar. Segundo discursou o Vereador Anderson, os Vereadores foram recebidos com ofensas, violência, agressão física e ameaças pelo proprietário da Empresa licitada, no local onde deveriam estar acontecendo as obras. O Vereador Anderson mostrou na Tribuna ao público vídeos e fotos, onde foi possível perceber o proprietário da Empresa usando de ameaça e atitudes físicas para afastar os representantes do povo que cumpriam seu trabalho. O Vereador Anderson contou ainda que levou um soco nas costas, teve sua moto derrubada e danificada pelo homem e que tiveram que chamar a Polícia Militar que conduziu o agressor até o quartel. Enquanto o Vereador discursava na Tribuna o proprietário da Empresa esteve presente no plenário dizendo palavras e buscando interromper o discurso, no que o Presidente da Casa Legislativa precisou interromper a Sessão e solicitar à PM para retirar o indivíduo do local que estava descumprindo a ordem e o regimento da Casa Legislativa.

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 31/2023 que dispõe sobre crédito suplementar proveniente de superávit financeiro nas respectivas fontes de recursos. O projeto diz respeito à UNIUV e tem como resultado o pagamento dos servidores da Instituição do corrente mês. Em discussão, os Vereadores manifestaram-se durante a Sessão, expondo suas opiniões, demonstrando preocupação com a Instituição e tendo a compreensão sobre o Projeto que tem como princípio o direito dos colaboradores em receberem seus salários. Alguns professores, alunos e algumas pessoas parte do público que esteve presente, manifestaram-se algumas vezes no plenário, chegando a desrespeitar o vereador que estava com a palavra. O Presidente da Casa Legislativa Valdecir Ratko precisou alertar em certo momento o público durante a Sessão, para conter alguns que não souberam se portar desrespeitando o regimento da Casa de Leis.

Os Requerimentos acolhidos por unanimidade dos EDIS foram de autoria dos Vereadores: Júlio Adilson Pires Filho (PP), que solicitou a instalação de guard rail em via do Bairro São Joaquim; José Gilso Lenczuk (PL), para a instalação de banheiros químicos no local de espera de ônibus para deslocamento de saúde do Município; Alex de Anastácio (PSD) solicitou o “Limpa Poste” à COPEL para o Distrito de São Cristóvão. Todos os Vereadores solicitaram através de Requerimento diversos documentos e esclarecimentos por parte da UNIUV, para conhecimento da situação que se encontra a Instituição.

Os Vereadores que utilizaram a palavra no Pequeno Expediente foram Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cardoso (PROS), Clodoalldo Cleverson Goetz (PV), Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), José Gilso Lenczuk (PL), Thays Bierbebach (PT) e Valdecir José Ratko (UNIÃO).

O assunto mais comentado durante a noite foi a preocupação de todos os Vereadores que vêm dedicando-se a entender e auxiliar no justo e certo para a continuidade da Instituição UNIUV, a fim de respeitar seus colaboradores que necessitam de seus salários.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara Municipal de União da Vitória

 

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *