Home / Notícias / CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR PARA UNIUV É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL

CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR PARA UNIUV É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL

Na noite desta segunda-feira, na 24ª Sessão Ordinária aconteceu a votação de um importante Projeto de Lei, número 31/2023, que dispõe sobre crédito adicional suplementar proveniente de superavit financeiro nas respectivas fontes de recursos. O projeto diz respeito à UNIUV e tem como resultado o pagamento dos servidores da Instituição do corrente mês.
Na manhã da mesma segunda-feira, os representantes da UNIUV Professores, reitor Lúcio Kurten dos Passos, seu vice Alysson Frantz, Rosidete Costa, pró-reitora administrativa, Josnelli Martins, contadora e Marcos Olbertz, Assessor jurídico, estiveram na Câmara Municipal em reunião com os vereadores. Todos estiveram presentes, foram participativos e buscaram esclarecer dúvidas a respeito do Projeto que seria votado no período noturno.
O Presidente da Casa Legislativa, Valdecir José Ratko, organizou a reunião tendo como base o objeto da análise do presente Projeto que encontra-se em votação. Ratko coordenou as ações futuras da Casa Legislativa junto a Instituição a fim da sua continuidade com a manutenção da qualidade do serviço. As indagações feitas por diversos vereadores aos representantes da UNIUV, entre elas, se haviam levado os extratos bancários, balanços, entradas e saídas para serem apresentadas aos Vereadores, ao que como resposta obtiveram que não havia em mãos por parte dos representantes; o que resultou na assinatura do requerimento por parte de todos os EDIS com a oficialização já feita durante a 24ª Sessão à UNIUV.  Todos os vereadores assinaram o requerimento fazendo diversas solicitações à UNIUV no que diz respeito a contabilidade, atas, extratos, entradas e saídas, pagamento de especializações, contratos, e demais informações sobre a Instituição, que tem 30 dias para responder.
A Tribuna Popular teve a participação do reitor da UNIUV, Sr Lúcio Passos, que esclareceu em sua fala a justificativa do Projeto e as ações que a Instituição vem desenvolvendo para melhorar sua situação financeira enxugando gastos.
O vereador Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) utilizou o Grande Expediente e apontou que nos últimos 5 anos a Uniuv tem arrecadado menos do que suas despesas, tendo um déficit de mais de R$ 17 milhões nos últimos 5 anos, “ Atualmente a Uniuv dispõe de pouco mais de R$ 8 milhões, recurso que será utilizado para pagamento do aporte ao fundo de previdência e manutenção da instituição até o final do ano.”
O vereador disse estar preocupado com que irá acontecer com a instituição quando seus recursos findarem, preocupação que muitos Vereadores manifestaram.
Em discussão, os Vereadores manifestaram-se muito durante a Sessão, expondo suas opiniões, demonstrando preocupação com a Instituição e tendo a compreensão sobre o Projeto que tem como princípio o direito dos colaboradores em receberem seus salários. Alguns professores, alunos e algumas pessoas parte do público que esteve presente, manifestaram-se algumas vezes no plenário, chegando a desrespeitar o vereador que estava com a palavra. O Presidente da Casa Legislativa Valdecir Ratko precisou alertar em certo momento o público durante a Sessão, para conter alguns que não souberam se portar desrespeitando o regimento da Casa de Leis.
O Projeto foi aprovado por unanimidade com a manifestação por parte dos vereadores em respeitar os colaboradores da UNIUV que trabalham e precisam receber seus salários.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara Municipal de União da Vitória