Home / Notícias / 33ª SESSÃO ORDINÁRIA AUDIÊNCIA PÚBLICA “SOLUÇÃO PARA A ENCHENTE NAS GÊMEAS DO IGUAÇU” É APROVADA.

As Indicações foram propostas pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) que solicitaram juntos a verificação de falta de água no Bairro São Gabriel e a construção de moradias às famílias atingidas pelas cheia do Iguaçu. O Vereador Anderson também solicitou a instalação de torneiras e recipientes para cachorros na mini arena no Bairro Rocio e o envio de informações a respeito de fiscalização de terrenos baldios. O Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) solicitou o patrolamento na Rua Expedicionário Ivo Strozzi, no Bairro São Sebastião.

Em votação única foram aprovados em unanimidade os Projetos de Lei:
– PL 41/2023 que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial por superávit e contém outras providências;
– 42/2023 que insere na Lei 4995/2022 – LDO 2023, nova meta a fim de compatibilizar as leis orçamentárias;
– PL 40/2023 que autoriza a concessão de subsídio tarifário ao serviço de transporte coletivo em União da Vitória e dá outras providências.

Os requerimentos aprovados durante a Sessão foram de autoria dos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) que solicitou a criação do “Programa Recomeço”, a fim para oferecer assistências às famílias que foram gravemente afetadas pela cheia do Iguaçu.

O Presidente da Câmara de União da Vitória, Vereador Valdecir José Ratko (UNIÃO) apresentou o requerimento que foi aprovado por unanimidade para a realização de uma Audiência Pública no dia 25 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal com o tema “Solução para a enchente nas Gêmeas do Iguaçu”. A audiência pública convocará a presença dos representantes competentes do Governo do Estado e seu Legislativo, Executivo Municipal, órgãos competentes, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército e Polícia Militar, demais entidades e instituições, representantes capacitados da população que apresentam fundamentação técnica específica, inclusive em Projetos já iniciados ou apresentados em outrora. Desde a enchente de 1983 muito já foi sugerido e até mesmo iniciou em avaliação no Executivo Municipal em gestões anteriores, porém sem continuidade. É imprescindível que seja realizada de uma vez por todas a avaliação do que pode ser realizado, a idealização e ajuste do que deverá ser elaborado dentro da avaliação técnica capacitada responsável. A audiência pública tem o objetivo de que, através da decisão e elaboração do Projeto a ser executado pelos órgãos responsáveis e profissionais competentes, tenha seu desenvolvimento com início imediato. Todos os Vereadores aprovaram o requerimento e a grande maioria fez questão de comentar positivamente concordando nos aspectos mencionados. O Vereador Ricardo Adriano Sass falou da importância da análise capacitada e da execução do Projeto a ser realizado mesmo que paulatinamente. O Presidente da Casa, Vereador Ratko, comentou sobre a importância da participação de todos, para que população junto com a Câmara de Vereadores, possam acompanhar e cobrar a execução do Projeto.

A Moção de pesar foi pelo falecimento da Sra. Nair Hoepers Trochinski ocorrido em 17 de outubro. A moção de aplausos foi proposta pelos Vereadores Anderson Cripa Luis cardoso (PROS) e Valdecir José Ratko (UNIÃO) aos policiais rodoviários Orlando José dos Santos e Mauro Toporovicz, equipe da Polícia Estadual que salvou a vida de uma senhora em União da Vitória.

Os Vereadores que fizeram uso do Pequeno Expediente foram: Thays Bieberbach (PT), que comentou a importância da realização de uma audiência pública, exemplificando a realizada na Câmara de União da Vitória sob sua responsabilidade nomeada pelo Presidente, a respeito do transporte coletivo municipal, o que vêm gerando diversos frutos, entre o grupo de trabalho com a participação efetiva do Vereador André Henik. Thays comentou a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, que permite melhorar o sistema como um todo, como renovação da frota garantindo mais conforto e principalmente segurança. Os Vereadores Alex de Anastácio (PSD), José Gilso Lenczuk (PL), Clodoaldo Cleverson Goetz (PV), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), Ricardo Adriano Sass (PP) e André Cristiano Henik (SDD) também fizeram uso da palavra e o Vereador Waldir Luiz Cortellini convidou a população para a reunião dos agricultores que acontecerá no dia 31 de outubro/2023 às 13h30 no Plenário da Câmara Municipal de União da Vitória.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara Municipal de União da Vitória