Home / Notícias / Diego dos Santos e Fernando Vier apresentam Projeto de lei proibindo fogos de artifício barulhentos

Deu entrada na Câmara de Vereadores de União da Vitória na segunda-feira, 04, sendo lido em plenário e despachado para as comissões permanentes da casa, o Projeto de Lei Ordinária de autoria dos vereadores Diego dos Santos (PSC-PR) e Fernando Edgar Vier (MDB-PR), de número 01/2019, que proíbe a fabricação, comercialização, manuseio, utilização, queima (soltura) de fogos de estampidos e de artifício, assim como qualquer artefato de efeito sonoro ruidoso em União da Vitória.

Diego e Vier justificaram a apresentação da proposta dizendo ter recebido reclamações de famílias com crianças e jovens autistas, donos de animais de estimação, principalmente cachorros, hospitais, idosos, reclamando do barulho de foguetes e rojões. Como já existe legislação sobre o assunto em outros municípios brasileiros, inclusive na vizinha Porto União – SC, os legisladores resolveram apresentar a proposta em União da Vitória, já com amplo apoio popular.

Fogos pirotécnicos, aqueles visuais é uma coisa, agora bombas, rojões, baterias de foguetes, tiram muito da qualidade de vida das pessoas que são obrigadas a aguentar o barulho“, disse Diego dos Santos.

Já Fernando Vier lembrou que o Reveillon de Balneário Camboriú foi lindo visualmente e sem o estampido das baterias de foguetes. “Não tirou em nada o brilho do evento., por que aqui não pode ser assim“, questiona.

O projeto deve tramitar nas comissões permanentes pertinentes e depois ir a plenário para discussão e votação pelos treze vereadores.