Home / Notícias / Professores são homenageados em sessão
Diferente por conta da pandemia, homenagem não deixou data passar em branco

Professores são homenageados em sessão

O Dia do Professor sempre é lembrado pela Câmara de Vereadores com festa. Afinal, como justificou a Moção de Aplausos aprovada por toda a Casa nesta segunda-feira, 19, o professor é aquele “profissional de fundamental importância, o professor pauta suas ações em prol do desenvolvimento cognitivo, tal como na promoção dos seus alunos enquanto cidadãos; está diretamente ligado à comunidade escolar, instruindo, orientando e promovendo atividades de estreitamento dos laços entre a escola e toda a comunidade”.

Neste ano, contudo, por conta da pandemia da Covid-19, as comemorações ao dia 15 de outubro, as homenagens ficaram restritas, mas não menos importante.

Como tradicionalmente faz, o Legislativo reconhece o trabalho dos profissionais com mais e com menos tempo no quadro municipal, uma forma de parabenizar toda a categoria pelo trabalho em sala de aula. Em 2020, foram lembradas com a Moção, as professoras Janete Azeredo e Cátia Iliane Ciukailo De Castilho (continue lendo mais sobre as professoras nesse texto).

Pauta para a sessão extraordinária

Os vereadores votaram alguns projetos encaminhados pelo Executivo e na sessão extraordinária, também na noite desta segunda, 19, a Casa sinalizou de maneira positiva para a mudança na redação do artigo terceiro da Lei número 4872, de 20 de abril deste ano. O documento trata do pagamento adiantado e emergencial do transporte de alunos.

Professoras homenageadas

JANETE AZEREDO

Sabe aquela frase que diz assim, “A educação vem de berço”? Isso se aplica literalmente na vida da professora Janete Azeredo. Natural de União da Vitória, nascida em abril de 1973, ela é filha e neta das professoras, Cláudia Tomczik e Rosa Tomczyk, algumas das primeiras professoras mulheres da região. Na família da professora, avó, mãe, irmão, tias, primos, também tem no magistério sua missão. Enfim, a profissão está realmente no sangue. Seus pais, Cláudia Tomczik e Arno Silvestre Azeredo, são funcionários públicos municipais aposentados.

Janete é também mãe: tem três filhos. Gosta de praticar esportes, natação, vôlei, dança, caminhadas e até musculação. Aprecia também pintar em tela, tendo inclusive obras vendidas para a Polônia. Janete é formada em Magistério e também em Geografia. É pós graduada em Gestão Escolar. Atua na área educacional desde maio de 1991. A professora Janete já trabalhou em alguns Cemeis, com Educação Infantil, e algumas escolas com Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente compõe o quadro docente na Escola Municipal Fruma Ruthenberg, com Hora Atividade, onde trabalha com alegria com as turas nas disciplinas de Artes, História e Geografia.

Para ela, trabalhar com crianças pequenas sempre foi sua paixão. “Viva cada minuto como se fosse o último, pois é único e não se repete”, é sua mensagem.

CATIA ILIANE CIUKAILO DE CASTILHO

Aos 47 anos, a professora Cátia integra o quadro municipal desde 2010. Cátia é natural da vizinha cidade de Paula Freitas. Atualmente mora no bairro Panorama, em São Cristóvão. É casada há 29 anos, três filhas e três netos. Sua formação em Magistério veio da Escola Balduíno Cardoso. Cátia é graduada em Pedagogia pela Fafi, pós graduada em Educação Especial. Cursa atualmente o último semestre de Educação Especial Inclusiva.

A professora atura em várias instituições educacionais, estaduais e municipais, além de União da Vitória, também em Porto União. Cátia sempre sonhou em ser professora. Desde bem pequena, sempre gostou de livros e cadernos, além de usar a porta do próprio quarto como lousa.

Fotos: CMUVA