Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Sem categoria / 8ª SESSÃO ORDINÁRIA E 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2022.

8ª SESSÃO ORDINÁRIA E 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2022.

Na noite de segunda-feira, 04 de abril aconteceu a 8ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. A noite contou com a Casa cheia em razão aos variados assuntos e proposições em alusão a data.

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: José Pedro Walck (PSD) para desentupimento de valas em via do Bairro Limeira e para tratamento de drenagem em via no Bairro Cristo Rei; Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) para manutenção de drenagem em via do Bairro São Sebastião, Anderson Cripa Luiz Cardoso (PROS) para inclusão no planejamento de asfalto via do Bairro Rocio e André Cristiano Henik (SDD) a recuperação do piso da Ponte Machado da Costa (Ponte de Ferro) e para que seja retomado o Programa “Prefeitura nos Bairros” no Bairro São Sebastião.

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo e ao Abril Azul, Mês de Conscientização sobre o Autismo, a Tribuna Popular foi utilizada pela Sra. Siane Pereira Andreiov, Presidente da Associação Autismo sem Barreiras. Siane ressaltou a importância da continuidade do incentivo do poder público para a continuidade do trabalho na Instituição, que desenvolve um trabalho amplo de apoio aos portadores da Síndrome de Asperger e seus familiares, promovendo envolvimento, cuidado, proteção, desenvolvimento e respeito. O conjunto possibilita melhores condições e qualidade de vida ao autista. O diagnóstico precoce é um dos fatores fundamentais que funciona como alicerce, proporcionando expectativas adequadas ao desenvolvimento do portador da Síndrome.

O grande Expediente foi bastante explorado na Sessão, contando com os discursos dos Vereadores Ednilson de Godoy, José Pedro Walck, Thays Bieberbach, Emerson Lourenço Litwinski e Valdecir José Ratko. Godoy explorou o assunto do autismo e pessoas com deficiência, lembrando da necessidade do respeito acima de tudo para com a pessoa com deficiência ou síndrome, proporcionando à ela as mesmas condições materiais, físicas e intelectuais. José Pedro Walck teve seu discurso sobre a homenagem que propôs na Moção à Sra. Zelinda Lima Macheli, que completou 100 anos no dia 15 de março. Mãe de 4 filhos, foi professora no Município de Palmas em 1942, lecionou na Escola Aplicação José de Anchieta e no Serapião, cursou a Escola Normal Secundária em União da Vitória, recebeu seu diploma em 1958 e assumiu como Diretora do Grupo Escolar Professora Clementina Lona Costa em 1964, até aposentar-se. O segredo da longevidade, segundo a Sra. Zelinda é o amor pela família e amigos, a fé inabalável, sua religiosidade, generosidade e serenidade. José Pedro solicitou a quebra te protocolo, com a leitura antecipada da Moção e a entrega de um buquê flores como forma da homenagem à Professora, estiveram presentes sua nora e filhos Célia e Célio Macheli.  Thays discursou sobre uma invasão ocorrida em um Terreiro de Umbanda e Emerson apontou diversas críticas ao Executivo e ao próprio legislativo citando o Projeto que, segundo o Vereador, foi elaborado por ele e posteriormente alterado para votação. Ratko falou sobre a Associação Autismo sem Barreiras, mencionou que fica feliz quando percebe o crescimento de um Projeto, que todas as Instituições e Igrejas devem ser respeitadas, afinal moramos em um País democrático e devemos respeito e educação. Ratko lembrou ainda da Associação da Terceira Idade que muito o Vereador se dedica e terá melhorias. Ratko finalizou o discurso alertando a população para que busque a verdade ao ouvir as falas dos integrantes da Equipe.

Em 2ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 2/2022 que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como organizações sociais e dá outras providências; na discussão o Vereador Emerson alegou a necessidade dos créditos sobre o Projeto e José Zé Pedro contestou que ninguém iria contra o Projeto, e que, o trâmite normal da avaliação do Projeto nas Comissões é esta. Primeiro a avaliação técnica das Comissões e posteriormente a votação, não se tratando de o Projeto ser de um ou outro componente da Equipe, alegou que se a Comissão responsável necessita fazer a Emenda, é corrigido dentro do parecer para a votação. Ratko complementou com seu voto favorável aos cargos comissionados estarem dentro das regras de idoneidade. Também foi aprovado o Projeto 8/2022 que autoriza o Município a doar ao estado do Paraná área de terreno urbano, é dá outras providências com votos contrários da Vereadora Thays, Emerson e Celso Rocha. Em 1ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 12/2022 que autoriza a regularização fundiária, através do “Programa Moradia Legal” da ocupação incidente em área pública do Município de União da Vitória.

Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores José Pedro Walck (PSD) que solicitou Projeto de Lei que solucione problema de recolhimento de veículos abandonados em via pública e a Vereadora Alandra Roveda (PL) o relatório de todas as emendas parlamentares individuais de deputados estaduais e federais bem como relatório de recursos recebidos a fundo pedido de 2018 até março de 2022.

A Equipe apresentou a Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Orley Maltauro aos 71 anos de idade e os Vereadores Ednilson de Godoy (PV), Alandra Roveda Grando (PL), Cordovan Melo Neto (PP) e Valdecir José Ratko (União) o voto de aplausos pelo Dia Mundial do Autismo comemorado dia 2 de abril e para a Associação Autismo sem Barreiras.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores Thays Bieberbach, Emerson Lourenço Litwinski, José Pedro Walck, Ednilson de Godoy, Alandra Roveda e Celso Rocha.

Em seguida ocorreu a Sessão Extraordinária, oportunidade em que foram aprovados em votação única os Projetos de Número 53/2021 que institui o Dia Municipal da Consciência das Religiões Afro Brasileiras no Município de União da Vitória a ser comemorado anualmente no dia 16 de novembro, com votos contrários dos Vereadores Anderson Cardoso, André Christiano Henik e Valdecir José Ratko; e por unanimidade o de número 8/2022 que denomina a cabine de transmissão 01 situada no Estádio Antiocho Pereira de Orley Maltauro.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória

Veja Também

CONVITE OUTORGA – THEREZINHA LEONY WOLFF

A Câmara de União da Vitória tem a honra em convidar Vossa Senhoria para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *