Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 3ª SESSÃO ORDINÁRIA

3ª SESSÃO ORDINÁRIA

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Waldir Luiz Cortellini (PSB) que solicitou a instalação de ponto de ônibus na estrada rural que dá acesso ao Pinhalão, Gilberto Ribeiro (PV) pediu mehorias no escoamento de água no Centro Municipal de Educação Infantil Prof.a Angela Cristina Muller Cristani; Alex de Anastácio (PSD) reveindicou letreiro de identificação no CEMEI Odete Conti e agilidade no término da obra de reforma da Capela Mortuária Municipal. O presidente da Casa Legislativa, Valdecir José Ratkko (UNIÃO) solicitou melhorias nos passeios das rodoviárias de União da Vitória e Porto União com o objetivo de aumentar a acessibilidade para quem utiliza o trajeto; Alandra Roveda Grando (PL) pediu a instalação de lombada na Av. Irati e recape asfáltico em via em frente ao SESC SENAC e Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou o mesmo para rua Zacarias Góes de Vasconcelos no Bairro São Bernardo.

Os Vereadores que utilizaram a palavra no Grande Expediente foram o Vereador Ricardo Adriano Sass (PP) e André Cristiano Henik (SDD). Sass falou sobre o evento “A Arte de Comunicar” que premiou comunicadores das cidades irmãs e reforçou o que disse em sessões anteriores, referente ao julgamento e prestação de contas do ex prefeito Santin Roveda. Sass mencionou que as informações por ele citadas estão na secretaria com oficios emitidos e expedidos, e que destes, algumas respostas chegaram durante o recesso e troca de membros da comissão de finanças da qual ele é nomeado relador. Sass salientou que está dentro do prazo e que ainda solicitou documentos para análise, e que fará um parecer técnico o qual em breve será apresentado. André Cristiano Henik (SDD) falou sobre a questão de demoras por parte de algumas comissões, que segundo ele, voltaram a acontecer, atrasando os trâmites para votação, citando alguns projetos pontuais. A parte por ele citada, Vereadora Alandra Roveda (PL) não aceitou e interrompeu a fala do vereador, ao que o Presidente chamou a atenção da vereadora e o vereador que estava com a palavra deu sequência mantendo a mesma linha do discurso.

Em votação única foi aprovado o Projeto 2/2024 que permite o uso de bem público municipal por parte da empresa concessionária do transporte coletivo municipal e dá outras providências. O Projeto visa melhorar as condições especialmente dos motoristas que desta forma forma terão seu espaço para utilização, inclusive banheiros, melhorando as condições para o usuário do tranbsporte coletivo. Diversos vereadores comentaram sobre o projeto e aprovaram em unanimidade.

Os requerimentos aprovados em unanimidade pelos EDIS foram de autoria dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) para implantação da Cartilha Municipal dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Alandra Roveda Grando (PL) solicitou limpeza de valeta no Bairro Cristo Rei.

A moção de pesar foi pelo falecimento do Sr. Mauri Silvério dos Santos, empresário do ramo imobiliário, que foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória no ano de 1994.

As discussões durante a sessão foram fervorosas, os vereadores que utilizaram a palavra no Pequeno Expediente foram Alandra Roveda Grando (PL), Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), André Cristiano Henik (SDD), Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), Júlio Adilson Pires Filho (PP), Ricardo Adriano Sass (PP), Thays Bieberbach (PT), Valdecir José Ratko (UNIÃO) e Waldir Luiz Cortellini (PSB). Os assuntos mais comentados foram os Projetos de iluminação pública municipal e a cobrança dos vereadores em relação a necessidade de agilidade por parte da comissão de finanças para o Projeto das contas do ex prefeito Santin, o que gerou muita discussão entre os vereadores. O relator nomeado da comissão se manifestou salientando sua dedicação e cuidado no sentido de solicitação de informações para a análise correta e que o parecer está em andamento, sendo redigido por ele dentro da presente semana e do prazo legal para apresentação e sequência para votação.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara Municipal de União da Vitória

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *