Home / Notícias / Debate sobre segurança movimenta reunião do vereadores

Debate sobre segurança movimenta reunião do vereadores

Da Assessoria – Depois de percorrer as principais ruas de União da Vitória protestando, os participantes do Movimento “Segurança Já” encerraram a manifestação em frente à Camara de vereadores e assistiram a reunião ordinária desta segunda-feira, 18. A pauta da reunião foi dominada pelo assunto. Com a casa cheia os vereadores declararam apoio ao movimento. O presidente da Câmara, vereador Ziliotto Daldin disse que a preocupação com a segurança pública é constante. Daldin lembrou do esforço para a aprovação da criação da Guarda municipal. “Nós podemos fazer pouco e na verdade fizemos muito. A criação da guarda municipal e o pedido para a instalação das câmeras de segurança é nossa resposta para inibir a criminalidade”, disse. Outro que disse estar preocupado foi o vereador Altamir Moreira de Castilho (PDT) que viu seu filho sofrer uma tentativa de assalto. “Por um milagre não perdi meu filho. Atiraram contra ele, meus netos e minha nora. E eu não estaria preocupado? Fui na passeata e também cobro diariamente melhores condições de segurança para nossa cidade”, revelou o vereador.

O vereador Mário Lúcio Pereira Ferreira (SD) disse que aplaude o movimento, mas lembrou aos manifestantes que segurança pública não é incumbência da prefeitura e nem da Câmara. “Nos aprovamos requerimentos, enviamos ofícios às autoridades estaduais, fazemos audiências com delegados, comandante da PM e levamos as angústias do povo até eles”, explicou o vereador. O vereador Valdecir Ratko disse que prefere defender o povo do que o governo que é do seu partido, o PSDB. “É uma vergonha. Não podemos nos calar. Vamos gritar até o governo nos ouvir e fazer aquilo que precisamos”, desabafou.

Batalhão da PM e Câmeras

Os Vereadores Altamir Moreira de Castilho (PDT), Daniel Fernando Rocha (PMDB), Mario da Caixa (SD) e Ricardo Adriano Sass (PSC), fôramos autores do requerimento aprovado em plenário, onde solicitam ao Deputado Estadual Hussein Bakri (PSC), para que entre em contato com o Governo Estadual e o Comando Geral da Policia Militar do Paraná, no sentido de imediatamente proceder a transformação da 2ª Cia. de Policia Militar de União da Vitória em Batalhão, realizando um sonho antigo da nossa população e também da região da Amsulpar e Acamsul.

De acordo com os quatro vereadores, o efetivo da 2ª Companhia não condiz com a necessidade de segurança da população. O aumento significativo de roubos e assaltos e o surgimento de gangues preocupam a todos. A transformação em batalhão poderá dar maiores condições de aplicabilidade das normas de segurança, pois certamente o efetivo aumentará, dando oportunidade da população sentir-se mais segura com a presença de policiais diariamente nas ruas da cidade.

Outro requerimento aprovado em plenário foi o nº 35/2015 de autoria dos Vereadores Altamir Moreira de Castilho (PDT), Carlos Romeu Bueno (PMDB), Clarito de Nivardo Barbosa (PP), Daniel Fernando Rocha (PMDB), Gilmar Jarentchuk (PT), MARIO da caixa (SD), Moiseis Miguel Benassi (DEM), Ricardo Adriano Sass (PSC), Valdecir José Ratko (PSDB), Waldir Luiz Cortellini (PSB) e Ziliotto Daldin (PSD), onde solicitam com urgência  a colocação das câmeras de segurança em pontos cruciais de nossa cidade, especialmente na Ponte Machado da Costa, seja ampliado o referido projeto e destinadas algumas dessas câmeras para o Distrito de São Cristóvão, em pontos estratégicos que possam proporcionar maior segurança aos munícipes e inibir os baderneiros e os assaltos que acontecem diariamente. O vereador Daldin disse que vai pedir pessoalmente a inclusão dos Bairros Limeira, Conjuntos Horst I e II, Lagoa Dourada e Rio D’Areia.